SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

 


Neste sábado, 24, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) finalizou a capacitação de “Operadores da Base Fluvial” direcionada, exclusivamente, aos agentes da segurança pública que irão atuar na nova Base Fluvial Integrada da Segurança Pública, a Base "Candiru", que será instalada às margens do Rio Amazonas no município de Óbidos, região oeste do estado.

Foto: Divulgação"O curso visa a qualificação e aprimoramento do efetivo do Grupamento Fluvial que integrará diretamente a gestão na Base Fluvial Integrada 'Candiru' que iniciará suas atividades ainda no mês de setembro, em um dos pontos mais estratégicos na rota fluvial do nosso estado. A qualificação é justamente para manter toda a equipe instruída quanto a gestão da base, assim como, as atividades que serão desenvolvidas, desde o policiamento embarcado, até o combate e fiscalização dos crimes ambientais, bem como da sua operacionalidade náutica", destacou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Qualificação - Ao todo, sete policiais militares e um agente do Corpo de Bombeiros Militar participaram da capacitação que contou com a carga horária de 46h e com aulas práticas e teóricas, oferecidas nas disciplinas ministradas, a exemplo de, Atuação e Operação Integrada; Gestão aplicada nas Bases Fluviais; Mecânica Básica; Noções de Policiamento Embarcado; Práticas Voltadas a Marinharia; Técnicas e Táticas de Confronto Armado; Noções de Atividade de inteligência; Natação Utilitária e uso do material de salvatagem; Noções de Crimes Ambientais. 

Foto: DivulgaçãoO diretor do Grupamento Fluvial, Cel. PM José Vilhena destaca a importância da capacitação na política de valorização dos profissionais de Segurança Pública.

"Esse tipo de capacitação é de estrema relevância para as ações de segurança fluvial, além de valorizar os profissionais tripulantes que estarão empenhados nas ações desenvolvidas na nova Base Fluvial 'Candiru'. Essa iniciativa proporcionará o atendimento qualificado na região com foco na finalidade estratégica da Base, fazendo valer os investimentos do Governo Estadual no meio fluvial, marcando assim a presença do Estado, levando mais segurança a todos que utilizam os rios paraenses", disse o diretor do Gflu. 

Segurança Fluvial - A Base “Candiru” é a segunda Base Fluvial Integrada de Segurança Pública que o estado apresenta, tendo a sua primeira Base instalada no município de Breves, atendendo a região dos rios do arquipélago do Marajó, a Base Antônio Lemos.  Em dois anos, as ações desenvolvidas na região do Marajó resultaram em grandes apreensões de drogas, oriundas de embarcações, e ainda, desarticulando as ações criminosas, garantindo maior segurança à população ribeirinha da região. 

Foto: DivulgaçãoA Nova Base tem o objetivo de fortalecer as ações de segurança nas vias fluviais do estado, com intuito de combater a criminalidade violenta, o tráfico de drogas e os crimes ambientais na região do Baixo Amazonas, estrategicamente localizada, as margens do Rio Amazonas que faz divisa com o estado do Amazonas e Amapá.

Por Walena Lopes