O titular da Secretaria de Estado de Segurança Público e Defesa Social, Ualame Machado, recebeu na tarde desta segunda-feira 14, o bispo Dom Luiz Azcona e irmã Henriqueta acompanhados da jornalista Franssinete Florenzano para falar a respeito das ações de segurança para a região do Marajó. A gestora da Diretoria de Prevenção da Segup, Delegada Silvia Rêgo também participou do encontro que aconteceu na sede da Segup, em Belém.
Entre as medidas que deverão ser tomadas para combater a exploração sexual infantil e de adolescentes, além de outros registros criminais está a implantação da base fluvial Candiru, onde deverão atuar agentes da Polícia Federal, Secretaria da Fazenda e Receita Federal. A criação da base reduzirá a entrada de drogas no Marajó e em todo o Estado.
Haverá ainda por parte da Polícia Militar acompanhamento dos trabalhos realizados por militares que atuam no local a fim de orientá-los a agir avaliando as peculiaridades do local e as características e hábitos da população. Por meio da Diretoria de Prevenção, a Segup realizará em cidades ainda a serem definidas do arquipélago do Marajó a ação Prevenção é Segurança, oferecendo à população atendimentos médicos, feitos por próprios agentes qualificados da segurança pública, emissão de RGs, palestras educativas, encaminhamentos e orientações para a rede de serviços, entre outros. A iniciativa se concretizará com o trabalho integrado das demais secretarias estaduais e parceiros.
“É nossa meta como gestores da segurança pública reduzir a criminalidade e fazer com que as pessoas percebam isso. Levar não apenas a polícia para fazer o trabalho de ostensividade, de repressão, mas também viabilizar saúde, educação, lazer, daí a integração com todos os órgãos com a segurança pública, pois somente assim podemos mudar essa realidade”, finalizou Ualame Machado.