Desde o início do pleito eleitoral até às 15h deste domingo, nenhuma ocorrência relacionada a crimes eleitorais foi registrada em Belém e Santarém, onde ocorrem as votações do segundo turno.
Foto: Bruno Cruz / Agência Pará
As ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para o 2º turno das eleições municipais que tiveram início às 7h deste domingo, 27, seguem sendo monitoradas, em tempo real, a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual e Regional, instalados na capital, Belém e em Santarém, oeste paraense, fornecendo informações ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília (DF) pelo sistema Córtex.
Ocorrências - Desde o início do pleito eleitoral até às 15h deste domingo, nenhuma ocorrência relacionada a crimes eleitorais foi registrada nos dois municípios paraenses onde ocorrem as votações do 2º turno das eleições.
Foto: Bruno Cruz / Agência Pará
Para o Sistema Estadual de Segurança Pública, apesar da tranquilidade nas sessões eleitorais e vias dos municípios, todas as ações dos órgãos integrados seja no ordenamento e fluidez do fluxo de trânsito, assim como nas ações ostensivas efetuadas pela Polícia Militar, seguem conforme o planejamento previamente realizado, a fim de, garantir a tranquilidade aos eleitores que devem exercer a cidadania até às 17h deste domingo nos 678 locais de votação em Belém e Santarém.
Lei Seca – Conforme a portaria publicada pela Polícia Civil estabelecendo as fiscalizações da Lei Seca em todo o estado, durante as eleições de 2024. A portaria proíbe, em todo o território estadual, a venda e o fornecimento, ainda que gratuito, de bebidas alcoólicas por bares, restaurantes, lanchonetes, trailers, quiosques, boates e outros estabelecimentos comerciais e similares, bem como por vendedores ambulantes, no período compreendido entre 00h e 18h no dia 27. Até o momento, foram fiscalizados 100 estabelecimentos, 53 com aplicação administrativa e um fechado, em todo o território paraense.
Foto: Bruno Cruz / Agência
ParáOperação Eleições 2024 - 'Operação Eleições 2024'
As ações integradas contam com aproximadamente 1.740 mil agentes de segurança pública. Em Belém, serão empregados mais de 1.400 agentes, enquanto, em Santarém, o reforço contará com mais de 260 agentes de segurança, das polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de Guarda Municipais, órgãos de trânsito municipal, agentes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana e policiais federais.
A operação também conta com 166 viaturas, entre quatro rodas e motocicletas, além de 2 aeronaves, embarcações, entre elas duas blindadas, para o patrulhamento dos rios, em Belém e em Santarém.
Por Roberta Meireles.