Com auxílio do cão farejador Thor, do Batalhão de Ação com Cães, a guarnição encontrou o carregamento ilícito em duas carretas, transportadas em balsas oriundas de Manaus
Policiais da Base Integrada Fluvial “Antônio Lemos”, instalada em Breves, município do Arquipélago do Marajó, iniciaram na manhã desta segunda-feira (11) mais uma operação de combate a ilícitos, coordenada pelo Grupamento Fluvial (Gflu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A ação resultou na apreensão de 77 quilos de entorpecentes, transportados em duas carretas, que tinham Belém como destino.
A fiscalização feita pela guarnição integrada da Base Fluvial iniciou, por volta de 10h45, em uma abordagem preventiva ao empurrador “Jean Filho LX”, que levava duas balsas - "Giovan XVIII" e "Isabele XXV", oriundas de Manaus (AM). Com o auxílio do cão farejador Thor, do Batalhão de Ação com Cães (BAC), da Polícia Militar, a diligência encontrou 70 tabletes de entorpecentes semelhante à maconha, do tipo "skunk".
A droga foi conduzida à Base Integrada e, posteriormente, à Polícia Civil de Breves, para abertura de investigação e procedimentos cabíveis.
Na avaliação do diretor do GFlu, coronel José Vilhena, foi mais uma ação eficaz dos agentes da Base Integrada. “As fiscalizações fluviais são essenciais para garantir a segurança e a ordem em nossos rios e vias navegáveis. Elas não são apenas uma medida preventiva, mas um instrumento fundamental para coibir uma série de crimes, desde o tráfico de drogas e armas até a pesca ilegal e o desmatamento ilegal nas margens dos rios. Em mais uma ação conseguimos apreender uma grande quantidade de drogas, e tirar de circulação”, informou o diretor.
Texto: André Macedo (Ascom/Segup)
Fotos: Divulgação