SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), na última sexta-feira (29), realizou o lançamento do livro "Violências silenciadas: a interseção entre violência, direitos humanos e segurança pública". A obra, que integra  a comemoração dos 25 anos do instituto, organiza escritos acadêmicos dos alunos do Curso Superior de Polícia ( CSP) e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais ( CAO). Entre os autores estão delegados da Polícia Civil e militares oficiais da Polícia Militar do Estado.

Segundo o diretor do Iesp e um dos organizadores do livro, coronel Walder Braga, a publicação realça o papel do Instituto em fomentar a formação  de novos autores e leitores na área de segurança pública. O livro é fruto de debates intensos de temáticas abordadas nos CPS e CAO, que incluem violência e direitos humanos, e é apresentado de forma clara e acessível para a sociedade. 

“Esperamos que ‘Fronteiras Silenciadas’ não apenas amplie o entendimento sobre as dinâmicas da violência e da segurança pública, mas que também inspire novos compromissos e ações em favor dos direitos humanos. A construção de uma sociedade mais pacífica e justa requer não apenas o reconhecimento das fronteiras silenciadas, mas também um esforço conjunto para superá-las”, finalizou o coronel.

O livro é inédito na história do Iesp, que, pela primeira vez, realizou o lançamento de um exemplar físico. Para o assessor técnico e organizador do livro, coronel Elson Brito, o tema é um marco nos estudos de segurança pública no Brasil. “A obra também é uma retomada acadêmica do maior centro de estudos em segurança pública do Norte”, pontuou. 

Ao longo de 2025, o Iesp planeja lançar novas publicações, com um livro por tema. A proposta da próxima edição será sobre gestão pública.

IESP - Instituído através da Lei n° 6.257, o Iesp possui gestão acadêmica própria, autonomia didática, científica e disciplinar para formar profissionais por meio de estudo, ensino e aprendizagem, objetivando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes e capacitando agentes para a prestação de serviços de segurança.

Texto: Esther Pinheiro (Ascom/Segup)