SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

A diligência ocorreu na embarcação F/B Golfinho do Norte, que navegava pelo Rio Amazonas e tinha como destino Monte Alegre, no Pará.

Na tarde desta quarta-feira (26), agentes da Base Integrada Fluvial Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), cumpriram um mandado de prisão contra um homem que estava foragido da Justiça pelo não pagamento de pensão alimentícia. O procedimento foi realizado durante uma inspeção de rotina feita pelos agentes da Base, que está localizada em Óbidos, no Baixo Amazonas. 

A diligência foi feita na embarcação F/B Golfinho do Norte, que havia partido do município de Manaus, no estado do Amazonas, e tinha como destino Monte Alegre, no Pará. Durante a verificação nos sistemas de buscas, foi encontrado um mandado de prisão em aberto contra o passageiro, expedido pela Vara Criminal, Infância e Juventude, Família e Sucessões do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O suspeito foi apresentado à equipe da Polícia Civil presente na Base Fluvial para dar seguimento aos procedimentos legais.

O titular da Segup, Ualame Machado, pontua que os esforços feitos na malha fluvial do Estado possuem impacto significativo para coibir a criminalidade e ilícitos. “A localização da Base é estratégica. Obrigatoriamente, qualquer embarcação que venha do Amazonas e possua o Pará como destino, tem esse trecho como rota. Aliado às fiscalizações feitas pelas equipes de segurança, temos observado a repressão constante a criminosos e práticas ilegais”, finalizou. 

Outras ações

Somente na última semana, as forças integradas da Base Candiru apreenderam aproximadamente 390g de drogas do tipo skunk dentro de um veículo, em que o proprietário foi autuado por tráfico de drogas. A equipe também cumpriu o mandado de prisão contra um homem, que estava foragido da Justiça, pelo crime de estupro de vulnerável. As duas prisões ocorreram durante a diligência realizada na embarcação N/M Amazon Star, que tinha Belém como destino.

 

Texto: Esther Pinheiro (Ascom/Segup)