SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

Representantes de comunidade de diversos bairros de Belém e Região Metropolitana estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira, 17, para homenagear o titular da Secretaria de Estado de São Pública e Defesa Social (Segup), Luiz Fernandes Rocha. Durante o encontro, realizado na sede da Segup, membros de comunidades, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) e integrantes do Sistema de Segurança Pública relataram a experiência de ter desenvolvido junto ao gestor trabalhos de grande valor e excelência.

O Coral do Projeto Despertar, desenvolvido no bairro do Barreiro, em Belém encantou os presentes exibindo o resultado do trabalho de prevenção, realizado por meio das aulas de ballet, karatê, entre outros. “É muito fácil ajudar a quem já conhece, é muito fácil investir em algo que já se escutou, o trabalho que foi feito no projeto Despertar, lá no Barreiro mudou a vida de muitos. O senhor, junto com a Dra. Silvia transformou o presente e mudará o futuro de muitas crianças que hoje fazem karatê, ballet, Jiu-jitsu. Isso é investir no futuro da nossa sociedade, na segurança de todos”, afirmou Charles Augusto, fundador do projeto.

Além dos investimentos de prevenção próximo as comunidades, ações voltadas para a estruturação das forças policiais a fim de garantir a segurança da população e evitar a violência também são uma marca da atual gestão.

“Nós éramos 30 guardas municipais no Estado do Pará invisíveis. Guardas que nunca haviam recebido uma bicicleta e quando chegou uma moto, um veículo por essa gestão os agentes de segurança tiveram a satisfação e o prazer de atuar. Hoje somos visíveis e fomos estruturados. A dignidade que foi resgatada dentro de nós é incomparável”, ressaltou Esaú da Cunha Araújo, presidente do Sindicato e da Federação dos Guardas Municipais do Estado do Pará.

Emocionado, Luiz Fernandes agradeceu a parceria e a disponibilidade de todos no processo de construção do trabalho durante os últimos dez meses. “Eu prefiro trabalhar na causa social do que a consequência, que é a parte policial. Sempre dei muita atenção a ações de prevenção, apesar de que é preciso também agir com ações mais enérgicas.

Se você trabalhar a causa, você terá menos trabalho em agir com as consequências.

A única maneira de melhorar a segurança pública é com as ações de políticas públicas. Elas são as mais demoradas, mas são as mais eficientes. Faço o reconhecimento ao Governador Simão Jatene que nos três mandados tem investido bastante na área de segurança e políticas públicas. Nós temos um caminho muito grande pela frente, mas se olharmos para trás, vamos ver que já andou muito também. Aqui nesse Estado, a quantidade de UIPP, não só a unidade, mas o conceito como se é desenvolvido os trabalhos é um diferencial. O Pará é um dos primeiros Estados a valorizar as Guardas Municipais, isso é um grande avanço, um legado”, declarou Fernandes.

Ainda durante o encontro, prêmios foram sorteados como uma forma de agradecimento ao trabalho e dedicação de quem atua mais próximo da população no dia a dia. Titular da Diretoria de Prevenção Social da Criminalidade e Violência (Diprev), Silvia Rego agradeceu a participação de todos e finalizou resumindo o trabalho desenvolvido pelo atual gestor a frente da Secretaria.

“Ser amigo é a maior honra que uma pessoa pode ter e quem construiu um legado, chegando ao final do caminho, sabendo que construiu amizades, é algo muito especial. Aqui estão resultados de trabalhos maravilhosos e resultados muito expressivos que foram feitos junto com a sua humanidade e sensibilidade”, finalizou.