SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

 

Para acompanhar em tempo real todas as procissões previstas para este sábado, 12, e domingo, 13, do Círio de Nazaré 2024, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) no Largo do Redondo, localizado na Avenida Nazaré, em Belém. O posto avançado reúne as forças de segurança, contribuindo como ponto fixo de apoio para direcionar demandas.

Pelo terceiro ano, o CICCM é crucial no monitoramento dos cortejos, permitindo uma resposta rápida a incidentes em diferentes pontos, otimizando o tempo de resposta e a eficiência no pronto atendimento. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, reforça a importância deste equipamento. "A centralização de informações e comunicação em um único local facilita a coordenação entre as diferentes equipes, prevenindo conflitos e garantindo uma atuação integrada e eficaz.  Além disso, a presença visível do Centro Móvel reforça a segurança e tranquilidade dos devotos e peregrinos, transmitindo a mensagem de que as forças de segurança estão presentes e atuando de forma coordenada para garantir a ordem e a segurança de todos", reforçou Ualame.

Com a visualização das imagens de mais de 60 câmeras instaladas no trajeto das principais procissões, além de outras instaladas nas vias públicas, o Centro Móvel atende as áreas de interesse operacional. Além disso, a população pode conseguir atendimento com registros de ocorrências no final de semana em que ocorrem as principais procissões da festividade.

Ocorrências - Além do videomonitoramento e da rádio-comunicação, o Centro Móvel vai oferecer atendimento para registro de ocorrências. Uma equipe da Polícia Civil atuará no registro de Boletim de Ocorrência Policial (BOP), garantindo assim a agilidade nos procedimentos e o atendimento ágil para a população, além de prestar o suporte adequado. 

Pontos fixos de segurança 

A Segup também instalou 20 pontos de observação no percurso das principais romarias; ao longo das avenidas por onde percorrem as procissão da Moto Romaria, Trasladação e do Círio. Nos pontos estarão presentes agentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiro Militar observando a movimentação e atendendo a emergências e ocorrências em benefício da população. 

Integração - A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Secretaria de Saúde do Estado (Sesp), além de órgãos parceiros, das esferas municipal e federal.

 

Texto: André Macedo

Fotos: Caio Tavares