Agência Pará de Notícias A agilidade no deslocamento das viaturas do Corpo de Bombeiros foi determinante para o controle do incêndio que atingiu o prédio do Ministério da Fazenda, no último domingo (26), em Belém. A primeira das 13 viaturas que atenderam a ocorrência chegou ao local cinco minutos após a primeira ligação para o Centro Integrado de Operações (Ciop). Oito viaturas da Polícia Militar também foram deslocadas gradativamente, em um intervalo de 30 minutos. Para atender ocorrências como essa, os órgãos de segurança que compõem o Ciop – Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil e Departamento Estadual de Transito (Detran) – contam com uma estrutura de comunicação que permite o deslocamento imediato das viaturas para o endereço informado nas denúncias. O major da PM Paulo Garcia explica que a população dispõe de cinco números gratuitos para informar as ocorrências: 190,193, 199, 112 e 911 – os dois últimos destinados a estrangeiros que estejam no Estado. “Qualquer pessoa que ligar para esses números terá acesso ao call center do Ciop. A partir daí a ocorrência é registrada e encaminhada de acordo com a peculiaridade”, diz. Acionado o call center, que tem 20 atendentes, a ocorrência é deliberada para as plataformas de comunicação. Quando a mesma ocorrência é denunciada dezenas de vezes ao 190, somente a primeira é registrada. As demais são reiteradas para efeito estatístico. A cada cidadão que aciona o Ciop após o primeiro registro, é informado que a situação já está sendo encaminhada. Paulo Garcia diz que, nos casos de sinistros de grandes proporções, como incêndios e desabamentos, a ocorrência é repassada para o oficial do Corpo de Bombeiros, que então determina ao despachante (que detém o controle da comunicação via rádio) o deslocamento das viaturas do quartel mais próximo. “As viaturas da PM mais próximas da ocorrência também são acionadas, e além de verificar a veracidade do fato, direcionam o trajeto mais curto para que as unidades do Corpo de Bombeiros cheguem mais rápido ao local indicado”, detalha. A confirmação do fato se faz necessária em algumas ocorrências em razão do grande número de trotes passados ao Ciop. De cada 100 denúncias, 35% são falsas, em cerca de oito mil ligações diárias. Em média, apenas 8% das ligações se tornam ocorrências de fato. “Os trotes são facilmente percebidos, porque em geral são praticados por crianças. Existem também as ligações incompletas, os enganos ou aquelas que devem ser encaminhadas a outras esferas, não se tratando de urgências. Nesses casos, o solicitante é orientado a procurar a Polícia Civil ou o órgão responsável”, enfatiza o militar. A atuação do Ciop se dá também em situações de prevenção. Um dos momentos de maior mobilização dos órgãos de segurança publica é o Círio de Nazaré. Para a ocasião é montada uma Sala de Situação, com representantes de todos os órgãos (incluindo Polícia Federal e Forças Armadas). Em 2010, um incêndio num casarão no bairro do Comércio, no domingo do Círio, foi rapidamente delebado, graças à integração dos entes de segurança pública envolvidos no evento. Texto: Danielle Ferreira - Secom Fone: (91) 3202-0912 / (91) 9117-7020/ 8272-3665 Email: danielleferreira@agenciapara.com.br Foto:Nailana Thiely/Ag.Pa Secretaria de Estado de Comunicação Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010 Fone: (91) 3202-0901 Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br