Aproximadamente 100 kg de pescado e mais de 300 ovos de tartaruga foram apreendidos, na malha fluvial do Marajó, após uma ação integrada realizada pelos agentes de segurança que atuam na Base Fluvial Integrada de Segurança Pública, “Antônio Lemos”, localizada no município de Breves. A Base, vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) atua na região com objetivo de inibir e coibir a criminalidade na malha fluvial do estado, especialmente na região do Marajó.
“Mais uma ação integrada e exitosa feita pelos agentes que atuam na Base Fluvial de Antônio Lemos, em Breves, resultou na apreensão desses pescados que estavam sendo transportados de maneira ilegal. O trabalho feito pelas nossas equipes nesta região, vem cumprindo positivamente com nossa estratégia de segurança que é a de fiscalizar, coibir e inibir as ações criminosas na malha fluvial da região do Marajó”, ressaltou o secretário adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.
A apreensão foi feita na tarde da última segunda-feira, 21, durante uma abordagem de rotina, às embarcações que trafegam próximo à Base Antônio Lemos. Os agentes fiscalizavam a embarcação denominada Gabriela IV, um Ferry-boat que vinha de Vitória do Xingu com destino à Belém.Foto: Divulgação
Durante a abordagem foram encontrados e identificados 301 ovos de tartaruga, e ainda, aproximadamente 100 kg de pescados diversos. Ambos apresentavam nota fiscal vencida ou adulterada. O material apreendido foi apresentado à unidade de Polícia Civil, presente na própria Base Fluvial, e direcionado para os procedimentos cabíveis. Os responsáveis pelo produto serão investigados e enquadrados na Lei 9.605/98, por crime Ambiental.