SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 

A formação incluiu o sistema de ancoragem, com emprego de técnicas de descida ou transporte de pessoas do lado externo da aeronave, utilizando rapel.

O curso teve aulas teóricas e práticas

Mais de 35 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) participaram da instrução prática no segmento Maneabilidade de Salvamento, promovido pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nos dias 8, 10 e 11 de novembro. A formação faz parte do Curso de Salvamento em Altura (CSALT-2024).

A instrução prática, realizada em Terra Alta, município do nordeste paraense, contou com aulas teóricas sobre peculiaridades do emprego do helicóptero em atividades de salvamento e equipamentos e técnicas empregadas. Com carga horária de 12 horas, a capacitação repassou informações técnicas sobre embarque e desembarque na aeronave em locais de difícil acesso e técnicas de saída rápida em caso de perigo iminente para os resgatistas.

A instrução teve ainda o sistema de ancoragem, com emprego de técnicas de descida ou transporte de pessoas do lado externo da aeronave, com a descida dos socorristas por rapel, que possibilita o resgate em locais inacessíveis para as equipes em solo.

Padrão - De acordo com o coordenador da instrução, tenente-coronel Zilvandro Macedo, a capacitação contribuiu para aprimorar operações de salvamento. “O treinamento, além de contribuir com a formação dos alunos do curso de salvamento em alturas, é importantíssimo para elevar o padrão de preparação e habilidades técnicas dos pilotos e operadores aerotáticos envolvidos no treinamento. Outro aspecto trabalhado foi o da equipe de apoio solo, responsável pelo fornecimento de combustível de aviação durante a instrução”, informou o coordenador.

A terceira edição do Curso de Salvamento em Altura 2024, com 36 alunos e duração de 220 horas, capacita militares na atuação de salvamento em altura, com preparo físico e psicológico. A especialização ocorre em sacadas, torres, prédios e outros espaços, além de abordar ações humanizadas, abordagens táticas, intervenção ágil e técnicas elevadas de segurança. A solenidade de formatura será no próximo dia 14 de novembro (quinta-feira).

 

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)

Fotos: Juan Azevedo (Graesp)