SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
 


O segundo dia de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) segue com tranquilidade nos 81 municípios paraenses onde mais de 247 mil candidatos realizam o certame. As ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), contam com mais de 6 mil agentes integrados.

Com o fechamento dos portões às 13h e início das provas às 13h30, as forças de segurança prosseguiram com o monitoramento da execução a segunda etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do sistema de câmeras e com o policiamento de área no entorno dos locais de prova e pontos estratégicos.

Segundo o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), secretário Ualame Machado, o segundo dia de aplicação de provas do Enem em mais de 80 municípios paraenses transcorre dentro da normalidade.

Secretário Ualame Machado: Operação Enem 2024 só se encerra depois que as provas forem entregues ao local de guarda,
“Estamos aqui no Centro de Comando e Controle, funcionando com todos os órgãos envolvidos de forma integrada, com as câmeras de monitoramento acompanhando o entorno das escolas onde estão sendo aplicadas as provas, e até o momento, felizmente, não registramos ocorrências graves, apenas uma situação de poluição sonora em Castanhal, que foi resolvida de forma administrativa. Nós reiteramos que nossa operação começa bem antes das 13 horas, quando a prova inicia. Nós começamos ainda com a escolta desse material, apoiando os Correios, entregando os malotes em todas as escolas onde as provas são aplicadas. Depois seguimos com ações ostensivas na ruas e também com o monitoramento durante a prova. Após essa fase, damos início à escolta reversa, que é devolver as provas dos locais de prova até o local de guarda. Somente após isso é que a nossa operação termina, normalmente por volta de 22h30”, afirmou Ualame Machado.

Ocorrências - Desde às 8h, ao se iniciarem as atividades de monitoramento nos Centros Integrados de Comando e Controle, até às 16h30, nenhuma ocorrência foi registrada. A entrega dos malotes nos locais de aplicação das provas terminou às 11h30, sem nenhuma intercorrência.

Em Castanhal, próximo à escola estadual Maria das Mercedes de Oliveira, foi registrada uma situação relacionada à poluição sonora. Uma viatura foi acionada e em conversa com os moradores a situação foi solucionada.

Em relação a problemas com interrupção de energia elétrica, ainda pela manhã, antes do início da prova, em Vigia, uma escola apresentou instabilidades, a Equatorial Energia foi acionada e a energia restabelecida antes do início da prova.

O município de Óbidos, no oeste do Pará, também apresentou instabilidade no fornecimento de energia elétrica, situação normalizada antes do início das provas.

Em uma escola, em Floresta do Araguaia, houve interrupção de energia logo nos primeiros minutos do início da prova, sendo normalizada em tempo breve, sem ocasionar dano à aplicação da prova.

Em Castanhal, uma escola também teve problemas com falta de energia, técnicos da concessionária de energia foram ao local para normalizar o fornecimento de energia.

Em todos os locais, a aplicação da prova segue sem interrupção.

Monitoramento - Em Belém, e mais 13 municípios, o monitoramento e alinhamento entre órgãos segue somando nas ações de segurança pública. Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira repassam todas as informações para o Centro Integrado de Comando e Controle da Capital, para que até o final da Operação Enem 2024 tudo siga conforme o planejado.

As ações envolvem, de forma integrada, agentes dos Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Guardas Municipais, órgão de trânsito municipais, além da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial Energia (concessionária de energia elétrica), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Evento (Cebraspe) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do certame.

Texto: Roberta Meireles (Ascom/Segup)