SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

O governo do Estado também vai entregar a nova sede do 20° Batalhão da Polícia Militar

A reconstrução do prédio histórico do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar está em fase final de acabamento. O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, fez uma visita técnica na manhã desta quarta-feira (05) ao local, e também às obras da nova sede do 20° Batalhão (20° BPM). As duas unidades ficam no bairro da Cremação, em Belém.

Recebido pelo subcomandante do CME, tenente-coronel Mauro Prata, o comandante-geral foi informado que as novas instalações do Comando, uma das edificações mais antigas da corporação, serão entregues na primeira quinzena de março deste ano.

O terreno de quase 900 metros quadrados, localizado na esquina da Avenida Alcindo Cacela com a Rua Fernando Guilhon - que ficou sem uso por mais de 12 anos -, vai abrigar uma ampla estrutura, com dois auditórios, alojamentos, salas administrativas e outras dependências. Todo o processo de revitalização e acabamento do espaço está sendo acompanhado pela Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da PM.

"A inauguração deste espaço, em tempo recorde, ocorrerá graças à sensibilidade do governador Helder Barbalho, que prontamente atendeu a essa e a outras demandas de reforma e construção de batalhões e companhias na Região Metropolitana e no interior do Estado”, informou o coronel Dilson Júnior.

Ele informou que o prédio vai abrigar a sede do CME e o Batalhão de Choque, enquanto o atual espaço do BPChoque será repassado ao Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP).

Nova sede - O coronel Dilson Júnior também acompanhou o andamento das obras da futura sede administrativa do 20° BPM, na Travessa Padre Eutíquio. Atualmente, a unidade funciona no bairro do Guamá. Além de salas administrativas, auditório, alojamentos, copa e outros espaços, o novo prédio vai dispor de quadra poliesportiva, academia de musculação e piscina.

"Esse era um sonho antigo da tropa do 20° Batalhão, que está prestes a se tornar realidade. Mais estrutura, mais conforto, espaço amplo para interação com a própria comunidade. Vai facilitar bastante a execução de um PMZito da própria unidade, entre outros fatores", disse o comandante do Batalhão, tenente-coronel Edlin Anselmo.

"A Polícia Militar, mais uma vez, é prestigiada pelo governo do Estado, e com a colaboração também do secretário Ualame Machado, por meio do Fundo de Investimento de Segurança Pública (Fisp), que é administrado pela Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social), garantindo conforto e melhores condições de trabalho para nossos policiais militares", frisou o titular do Comando de Policiamento da Capital I, coronel Getúlio Rocha.

O 20° BPM é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo dos bairros do Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cremação, Condor e Canudos.

Por Josuelton Chagas (Ascom/PM)

 

Veja Também