SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

Com atuações em ações aeromédicas e de âmbito ambiental, entre outras, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) faz aniversário nesta quarta-feira.

Países como Portugal, Espanha e França reunidos, três Alemanhas ou, ainda, cinco Reino Unidos juntos somam a dimensão territorial do Pará. Para se fazer presente nos quatro cantos e avançar pelas adversidades geográficas locais, a atual gestão lança mão cada vez mais da célere e confiável atuação do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, o Graesp.  

Com trabalho dinâmico ao longo de 17 anos de criação comemorados, nesta quarta-feira (22), o Graesp é empregado em ações aeromédicas, de cunho ambiental e, muito especialmente, nestes dois últimos anos, no combate à pandemia da Covid-19, por exemplo. 

A cerimônia de aniversário do Grupamento, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), nesta quarta-feira, contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho; do secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dílson Júnior; e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Hayman Souza.


Também participaram das comemorações, o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende; o chefe da Casa Militar, coronel Costa Júnior e integrantes do Graesp, além de convidados. No evento, houve a entrega de medalhas, como a de serviços relevantes, Láurea do Mérito Pessoal e de placas de homenagens. O ato ocorreu no hangar do Grupamento.

Na oportunidade, o governador agradeceu pelo incansável trabalho realizado pela equipe do Graesp, estendendo o agradecimento aos que foram agraciados in memorian.  “Quero agradecer o esforço, o trabalho e a atuação. Tenham todos o meu reconhecimento e gratidão por tudo o que foi feito em favor do nosso Estado. O Graesp foi e é muito valoroso e importante. Minha gratidão pessoal a todos que perderam seus entes queridos. Guardamos na memória os exemplos que todos deixaram e também para a família profissional que é o Grupamento Aéreo”, afirmou o governador lembrando ainda da valorosa atuação da instituição no enfrentamento da Covid-19. 

“Nos momentos de maior dificuldade, se hoje nós conseguimos melhorar o estado, ter um maior enfrentamento à pandemia, tudo isso foi possível por esse Grupamento. Só quem mora aqui sabe as adversidades de estar presente em quatro cantos. O trabalho junto à Sespa, de distribuição de vacinas, demonstrou o compromisso. Em menos de 48 horas todos os 144 municípios já haviam sido abastecidos com a vacina no primeiro lote”, lembrou.  

O titular da Segup, Ualame Machado, parabenizou a todos que compõem o Grupamento e que fazem a diferença na segurança pública. “Parabéns a cada um que atua no Grupamento Aéreo, a todos que fazem esse fantástico grupo, que nos ajuda muito a fazer a segurança pública e que faz com que nós possamos estar em todo o Pará”, ressaltou. 

O diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, ressaltou ainda que o trabalho desenvolvido pela instituição é destaque até mesmo no cenário nacional. “Nos últimos três anos, com a duplicação da frota, nós alcançamos a marca de 9 mil horas de voo. O apoio aeromédico, as ações ambientais e o transporte de vacinas têm sido algumas das principais ações desenvolvidas”, afirmou.

Por Aline Saavedra (SEGUP)

 

Veja Também