SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

As ações continuam sendo realizadas até esta terça-feira (16), visando o retorno seguro para a população

O feriado em comemoração à Proclamação da República foi de movimentação tranquila nas praias e balneários do Estado. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) em parceria com os órgãos de segurança atuaram de forma integrada, durante o final de semana prolongado, por meio da Operação “Proclamação da República”

“Durante o último final de semana prolongado, em virtude do feriado, as equipes de segurança agiram para que os frequentadores das praias e balneários pudessem ter momentos de lazer e descanso com segurança. Trabalhamos de forma ostensiva para evitar que maiores transtornos ocorressem”, falou o coordenador da operação, Márcio Emídio.

Em Salinas, um dos locais mais procurados pelos paraenses, a movimentação foi tranquila na praia do Atalaia, apesar do grande fluxo de carros e banhistas presentes. A Segup organizou o fluxo do trânsito com bandeirolas, fixadas na extensão de 3 km na faixa de areia, garantindo e auxiliando um tráfego ordenado de veículos e pedestres.

“Atuamos ainda na ordenação do trânsito a fim de assegurar um trânsito tranquilo tanto para os condutores de veículos, quanto para os pedestres. Demos apoio também nas ações junto ao Corpo de Bombeiros, identificando crianças perdidas dos seus responsáveis e orientando quanto à movimentação da maré para evitar o atolamento de carros e a perda destes em razão da maré cheia”, destacou Márcio Emídio.

Interiores

A Operação “Proclamação da República” esteve presente também em 28 municípios do estado, contando com o reforço no efetivo local de mais de mil agentes que se dividiram para reforçar a segurança, atuando nas ações ostensivas e preventivas. As ações continuam sendo realizadas até esta terça-feira (16) visando o retorno seguro para todos.

Integram a Operação os Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Centro Integrado de Operações (Ciop).A Segup prestou apoio também nas ações desenvolvidas pela, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que atuaram na ação “Praia Limpa” no município de Salinópolis.

Por Walena Lopes (Ascom/Segup)