Início » Segup realiza eleição para ouvidoria do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social

Segup realiza eleição para ouvidoria do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social

Coronel Marcelino Vieira falou da importância da eleição e do compromisso com a transparência

A ouvidoria é uma prática de transparência da administração pública e tem a importante função de defesa e colaboração social. Por esta razão, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realiza, por meio do Conselho Estadual Segurança Pública (Consep), a eleição para ouvidor do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS). A votação está prevista para o dia 16 de julho, às 9h, no plenário da Segup.

Para concorrer à vaga, entre as exigências cobradas aos candidatos estão: nível superior, idade mínima de 35 anos, nacionalidade brasileira e estar em pleno exercício dos direitos políticos. Os interessados em concorrer à vaga deverão protocolar os documentos exigidos para habilitação no pleito eleitoral na diretoria executiva do Consep, instalado no prédio da Segup, de segunda a sexta-feira, de 9 às 16h, conforme edital.

A fim de apresentar as ideias dos candidatos à vaga, será realizada uma sessão extraordinária no dia 16 de julho, antes da votação, com perguntas sobre temas como direitos humanos, cidadania, segurança, direitos das minorias, entre outros.

"Essa eleição demonstra a importância em ser transparente, objetivo e ter compromisso com a coisa pública", declarou o coronel Marcelino Vieira, secretário Executivo do Conselho Estadual de Segurança Pública. Têm o direito ao voto todos os conselheiros natos, titulares da Representação da Sociedade Civil, titulares da Alepa, titulares e trabalhadores do Ministério Público e representantes de Entidades do SIEDS.

Por Ana Carolina Limão
Com supervisão de Aline Saavedra
Foto: Elielson Modesto/ Ascom Segup