Início » Segup garante segurança no 1° final de semana da Operação Verão

Segup garante segurança no 1° final de semana da Operação Verão

Ainda com movimento tranquilo nos principais balneários do Pará, neste final de semana, agentes do Sistema de Segurança Pública do Pará (SIEDS) já atuam em 126 localidades, por meio da Operação Verão 2019. Em Salinópolis, 144 agentes, envolvendo as polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, além da Diretoria de Prevenção, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) atuaram em ações de prevenção e de ostensividade.

O objetivo da operação é garantir aos veranistas diversão, lazer e entretenimento com paz e tranquilidade, durante as férias escolares do mês de julho.

Equipes da Polícia Civil realizaram a distribuição de materiais informativos da Diretora de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAVS), que incluem números para denúncias de todos os tipos de violência, como as cometidas contra a mulher, idoso, grupo LGBTI, menores, entre outros, por meio do 181, Disque 100, e com os próprios agentes de segurança locais.

Houve ainda a exposição dos serviços da Sala Verde, vinculada à Delegacia de Meio Ambiente (Dema) com educação ambiental, voltada para os crimes ambientais.

O Corpo de Bombeiros Militar fez a segurança dos banhistas nas praias do Atalaia, Farol Velho e Curvina, no Maçarico. Ao todo, 18 bombeiros militares ficaram de prontidão para atender qualquer ocorrência no município de Salinópolis.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) atua com 48 agentes no primeiro final de semana, dentre as ações realizadas pelas equipes está a Operação Lei Seca, que visa coibir que motoristas conduzam alcoolizados pondo em risco a vida de passageiros e pedestres.

A Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Fluvial (Cipflu), executa patrulhamento na praia do Farol Velho, durante a preamar, para evitar ações criminosas de piratas nas residências e estabelecimentos da área. Equipes da Rotam, Grupamento Aéreo e Companhia Fluvial reforçam o policiamento no município.

Ao todo, um reforço de 3.700 agentes de segurança, emprego de 65 viaturas, 5 aeronaves e 44 embarcações estão sendo empregadas, em mais de 125 localidades de todo o Pará.

A construção do planejamento estratégico para a operação teve início no mês de maio, com a participação de representantes de todo o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS), composto, entre outras instituições pelas Polícias Civil e Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito, entre outros.

Por: Laís Menezes / Foto: ASCOM/SEGUP