Início » Quadriciclos e ordenamento de fluxo garantem mais segurança no Atalaia

Quadriciclos e ordenamento de fluxo garantem mais segurança no Atalaia

Dois quadriciclos passam a reforçar as ações de segurança, na praia do Atalaia, em Salinópolis, a partir desta quinta-feira (27), a fim de garantir um réveillon tranquilo e ordenado para aqueles que optarem em aguardar a chegada do ano novo nesta praia do nordeste paraense. Os veículos serão utilizados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros, cada um, e integram a frota de nove quadriciclos entregues na última segunda-feira (23), adquiridos por meio do Fundo de Investimento da Segurança Pública (FISP), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A entrega dos veículos para atuação na cidade foi feita juntamente com a inauguração da ponte que dá acesso a praia.

Os distritos de Ajuruteua, em Bragança e Algodoal, em Marudá, além de Mosqueiro, em Belém, também receberão cada um, um quadriciclo que serão utilizados para reforçar as ações de segurança e ostensividade.

“Com a aquisição desses novos equipamentos teremos a oportunidade de inovar nesse final de ano incrementando a mobilidade dos agentes com esses quadriciclos que irão reforçar e dar suporte às ações dos nossos policiais nos principais balneários do estado. Com esses veículos eles poderão atender situações mais específicas, a exemplo de Algodoal, onde a polícia sequer dispõe de veículos e com essa aquisição eles poderão reforçar as rondas na praia com maior agilidade. Ajuruteua também receberá um quadriciclo que ajudará no policiamento. Em Salinas auxiliará no patrulhamento, especialmente nas dunas e o Corpo de Bombeiros poderá realizar atendimento em áreas de difícil acesso", enfatiza o secretário de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Machado.
As iniciativas fazem parte da Operação “Festas Seguras”, deflagrada no dia 11 de dezembro que tem como principal objetivo intensificar as ações de segurança em áreas comerciais que apresentam grande fluxo de consumidores na Região Metropolitana de Belém, além de prevenir e combater a criminalidade durante as festas do final de ano em todo Pará.

As ações serão realizadas até o dia 6 de janeiro de 2020 para compreender as festividades do Natal e do Réveillon. Cerca de 2 mil agentes reforçarão a segurança nos centros comerciais e os principais interiores e balneários do estado.

Integração - A “Operação Festas Seguras” é desenvolvida, de forma conjunta, por integrantes dos órgãos do Sistema de Segurança: Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciop), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além de órgãos municipais de segurança de Belém, Ananindeua e Marituba. juntamente com a entrega da ponte.

Ordenamento - Em decorrência do aumento do fluxo de veículos na praia e para prevenir possíveis acidentes, a Segup também realiza o ordenamento do fluxo de veículos com a fixação de bandeirolas que identificam as vias de saída e entrada na praia. Ao todo, o percurso de identificação totaliza mais de 2 mil e 200 metros de extensão. A ação também faz parte da operação "Festas Seguras".

A fim de reduzir custos e garantir a proteção, um chamamento público piloto foi realizado e as empresas interessadas tinham a opção de comprar cotas para a aplicação de suas respectivas marcas nas bandeirolas fixadas ao longo da praia. A empresa que colaborou nesta ação foi a Equatorial.

Por Aline Saavedra
Foto: Marco Santos