Início » Operação resgata menor de cárcere privado em Breves

Operação resgata menor de cárcere privado em Breves

A operação Estreito Livre III, realizada nesta sexta-feira (8) em Breves, no Marajó, resultou na libertação da menor E.M.B, de 14 anos, do cárcere privado. Grupamento Fluvial, Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca) e Superintendência da 8ª Região Integrada de Segurança Pública e Polícia Militar do Comando de Policiamento Regional XII participaram da ação.

A vítima teria ido até o município marajoara para participar de uma comemoração familiar. Lá, o assaltante conhecido como “Zezinho” a capturou e manteve presa em sua residência, não permitindo que a menor retornasse ao Amapá, onde morava com os pais. A denúncia chegou até à Superintendência e à Deaca por meio do pai da menina.

O resgate ocorreu no rio Baiano, na zona rural de Breves. Na ocasião, o suspeito fugiu ao avistar a lancha do Grupamento, deixando a jovem na casa.  Uma arma calibre .20, utilizada em assaltos na região, foi apreendida. A menor foi levada ao município de Breves, onde foi assistida, ouvida e entregue ao Conselho Tutelar para aguardar a chegada de seus responsáveis.

Zezinho é comparsa de um segundo criminoso, conhecido como “Dé”. Os dois são acusados de cometerem diversos roubos na região e integram a quadrilha conhecida como parentes do “Espalha Brasa”. Diligências continuam sendo feitas na região em busca dos autores.

O major Bruno Pereira, coordenador de operações do GFlu, reforça que ações de policiamento são realizadas constantemente em Breves, devido ao número de ocorrências registradas na região.

“A região conhecida como estreito de Breves é uma área de intenso tráfego fluvial de transporte de cargas e passageiros, e tem sido uma das principais zonas de atuação dos piratas modernos, conhecidos como ‘ratos d'água’. Através de levantamentos da Superintendência de Polícia Civil de Breves foram identificados mais de 10 piratas, além de receptadores dos produtos roubados. Até o momento, a operação já prendeu um indivíduo; outro acusado entrou em confronto com a polícia e morreu; uma arma foi recuperada; e a adolescente libertada”, detalhou.

Por Aline Saavedra