SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

Plotagem remete à campanha Novembro Azul, um alerta para a necessidade de medidas preventivas e de combate ao câncer de próstata

 

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) identificou, este mês, as viaturas das forças policiais com a cor azul, acrescida com imagens regionais de cartões postais da capital, do artista plástico paraense Odair Mindello, a exemplo do que ocorreu no outubro rosa. Novembro é o mês dedicado à saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata. Eles representam a maioria dos profissionais que integram o Sistema Integrado de Segurança Pública do Pará, um público que também precisa se preocupar com a saúde e ser assistido por profissionais frequentemente.

"A ideia é conscientizar sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde e se prevenir, tanto a nossa tropa, onde a grande maioria é masculina e que precisa ter esse cuidado com a saúde, mas também a sociedade de modo geral", explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado.

A apresentação das viaturas foi feita pelo governador Helder Barbalho, ao lado dos gestores das instituições de segurança pública, nesta quinta-feira (18), no Parque Urbano Belém Porto Futuro. "Que exemplos como este possam se espalhar pelos municípios e por todo o nosso estado", disse o governador Helder Barbalho.

"Nós aproveitamos para reafirmar a necessidade da campanha de orientação em saúde no Novembro Azul. Que pode ser o azul do clube do Remo, que pode ser o azul do clube do Paysandu . O importante é a mobilização em torno da causa", conclamou.

ATENÇÃO

Nas ruas, as viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (utilizada em local de crime) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária irão chamar a atenção não somente da tropa, mas também de toda a sociedade.

A viatura do Detran é utilizada para fiscalizar o tráfego nas vias, a da Polícia Civil atua na fiscalização de estabelecimentos (restaurantes, bares) da Capital, Belém e de Salinópolis, por meio da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA); já foi empregada na Ronda da Delegacia Geral Itinerante (DGI) e em operações de cumprimento de Mandado de Prisão, da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM). A viatura plotada pertencente ao Corpo de Bombeiros é utilizada pelo Quartel do Comando Geral, sendo utilizada para atividades da Diretoria de Saúde, Diretoria de Apoio Logístico e Assessoria de Comunicação

A da Seap é empregada no Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico com o Comando de Operações de Busca e Recaptura (COBRA). O veículo do CPC se desloca para o atendimento em local de crime e a da Polícia Militar é utilizada pela Companhia Independente de Policia Turística no policiamento ostensivo ordinário na área turística do Centro Histórico de Belém, atuando desde o Complexo Feliz Luzitânia até o Aeroporto Internacional de Belém.

Por Aline Saavedra (Ascom/Segup)

 

Veja Também