SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

Em uma escola estadual, localizada no bairro da Terra Firme, uma equipe do Batalhão da Polícia Militar do Pará foi acionada para conter o volume de uma caixa de som, as proximidades da escola

A Operação "Enem 2021", coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), presta apoio na realização do certame em todo o estado, tanto na logística de distribuição e escolta da prova, quanto nas ações ostensivas e preventivas a fim de garantir a segurança e agilidade nas ocorrências que possam haver durante e após a aplicação das provas.

 

Atividades 

Em uma escola Estadual, localizada no bairro da Terra Firme, uma equipe do Batalhão da Polícia Militar do Pará foi acionada para conter o volume de uma caixa de som, às proximidades da escola. O barulho estava prejudicando os alunos que prestavam o Exame no local.

Na Augusto Montenegro, uma escola particular ficou sem energia elétrica, antes da entrega das provas. A Equatorial Energia foi chamada para realizar a manutenção elétrica no local. Cerca de 15h40 da tarde a energia foi estabelecidas e a prova pode ser executada normalmente. Haverá compensação nas horas de atraso da aplicação do certame em razão do ocorrido. Outros cinco locais apresentaram queda de energia, de forma rápida, não comprometendo a aplicação do exame. 

Cumprimento de mandato

A Polícia Civil do Estado do Pará, por intermédio da Seccional Urbana da Cremação, após investigação, deu cumprimento ao mandado de prisão por latrocínio em um homem que prestava o Exame em uma escola particular, localizado no bairro de Batista Campos. A ordem de prisão tem origem no estado do Amapá. O acusado foi levado para a Seccional da Cremação e posteriormente será conduzido para o Centro de Triagem da Marambaia.

Logística  
As ações da Segurança Pública se iniciaram neste domingo (21), às 6h, com a escolta dos malotes com provas para os 742 locais de aplicação, distribuídos em 77 municípios paraenses. Mais de 5 mil agentes das forças de segurança do Estado participam da ação.

CICC

No Centro Integrado de Comando e Controle os representantes das forças de segurança, juntamente com demais órgãos envolvidos no certame estão reunidos para monitorar e agilizar o atendimento às ocorrências para que a execução do certame possa se realizar dentro da normalidade. Mais de 300 câmeras de monitoramento estão empregadas na ação.

Integração 

A operação 'Enem 2021' envolve, de forma integrada, os Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que o executa em nível estadual.

Por Walena Lopes

 

Veja Também