SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

Trabalho neste domingo (21) se iniciou com escolta dos malotes com provas para os 742 locais de aplicação, distribuídos em 77 municípios paraenses

Mais de 5 mil agentes de segurança estão sendo empregados nas ações de segurança e logística neste domingo (21), primeiro dia de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Operação Enem 2021, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), oferece apoio na realização do certame em todo o estado.


Logística  

As ações da Segurança Pública se iniciaram neste domingo (21), às 6h, com a escolta dos malotes com provas para os 742 locais de aplicação, distribuídos em 77 municípios paraenses. A escolta foi executada pela Polícia Militar em 121 viaturas com 363 agentes em apoio aos Correios, responsável pelo transporte. Até às 9h30, 80% dos malotes já haviam sido entregues. A previsão de término é às 11h.
As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e finalização da mesma são repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. 


Energia elétrica

Por volta das 6h, a região dos municípios de Cametá, Breves, Portel, Curralinho, Bagre, Limoeiro do Ajuru e Melgaço havia sofrido com um apagão no dia anterior, mas teve a energia elétrica restabelecida.

Equipes da Eletronorte e Equatorial identificaram a pane que acometeu a linha de transmissão entre os municípios de Tucuruí e Cametá. O Governo do Estado disponibilizou uma aeronave da sua frota para transporte de parte da equipe até o local.


Integração

A operação 'Enem 2021' envolve, de forma integrada, os Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) que o executa em nível estadual.

Regionais

A Segurança Pública instalou, mais uma vez, os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades são coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que abrange também, toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).


Em Belém, o CICC funciona no novo espaço localizado na Avenida Almirante Barroso, antigo prédio da Funtelpa.

Por André Macedo (Ascom/Segup)

 

Veja Também