SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

A Operação State Care, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), iniciou desde o dia 21 de janeiro e continua atuando junto a fiscalização de bares, restaurantes e supermercados em cumprimento ao Decreto Estadual 800/2020, que tem como objetivo estabelecer medidas de controle ao enfretamento da Covid-19 no Estado, prevenindo o avanço do vírus.

Com quase um mês de operação, os agentes de segurança já fiscalizaram mais de 3,5 mil estabelecimentos em todo o Estado. As fiscalizações acontecem tanto na Região Metropolitana de Belém, quanto no Interior do Estado. 

Para o  secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Ualame Machado, as ações que estão sendo desenvolvidas pelas forças de segurança, que vem agindo de forma integrada, tem surtido efeitos positivos, pois as equipes se mantém nas ruas para estabelecer as medidas previstas no Decreto.

“Estamos agindo em esforços concentrados todos os dias, verificando os estabelecimentos, advertindo e até mesmo multando aqueles que não estão trabalhando da maneira correta, sempre os orientando a cumprir com as determinações e protocolos previstos no Decreto Governamental. Há quase um mês, já conseguimos cobrir uma boa parte dos estabelecimentos, tanto na RMB quanto nos interiores, porém é claro que nós da segurança pública não temos braços para estar em todos os lugares e contamos com a participação da sociedade para nos ajudar com denúncias que nos levem até os locais que estejam agindo na irregularidade”, reforçou o secretário.

Produtividade – Em todo o estado, de 21 de janeiro até 18 de fevereiro de 2021, foram fiscalizados 3.533 estabelecimentos. Destes, 532 foram fechados, 288 foram advertidos e 699 intimados e quatro multados, sendo três em Belém e um em Altamira. Dos estabelecimentos fechados, 52,4% estão localizados em Belém e 21,8%, em Marituba. 

Canais de Denúncias - Os principais meios para denunciar qualquer desobediência ao decreto são: atendente virtual Iara (Inteligência Artificial Rápida e Anônima) pelo whatsapp (91) 98115-9181, que possibilita o envio de fotos, vídeos, áudios e localização; chamada convencional via 181, e o formulário localizado no site da Segup.

Por Walena Lopes (SEGUP)

 

Veja Também