SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

Publicado em 14/10/2020 16h31

A terceira reunião deste ano do Comitê Integrado dos Gestores de Segurança Pública (Cigesp) foi realizada durante a manhã desta quarta-feira (14), na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Na pauta foram apresentadas e discutidas inovações tecnológicas, o reaparelhamento e modernização da frota aquática, além de investimentos para a valorização do servidor. 

Participaram da reunião os titulares e representantes do Corpo de Bombeiros (CBM), Polícias Militar (PM) e Civil (PC), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, além de instituições vinculadas à Segup, como os grupamentos Fluvial e Aéreo e do Instituto de Ensino de Segurança (IESP). Os secretários adjuntos de Inteligência, gestão operacional e de administração da Segup também participaram. 

Entre as inovações que foram apresentadas e que estão em fase de implementação estão as novas câmeras que irão substituir as utilizadas atualmente em diversas regiões do Estado com uma versatilidade de módulos que possibilitarão, por exemplo, o reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e análise forense de vídeo. Foi apresentado, ainda, a aquisição de quatro novas lanchas, quatro motores para as embarcações que se encontram em manutenção e uma lancha totalmente blindada. Esta será a primeira viatura aquática com esse tipo de proteção do Pará. 

Entre as ações de valorização dos servidores estão elencadas a reforma e adequação do núcleo de atividades físicas do Iesp, cursos de pós-graduação, aparelhamento da academia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), aperfeiçoamento do setor de fisioterapia, aperfeiçoamento do setor psicoterápico, entre outros. Os investimentos serão concretizados por meio de recursos do estado e federal. 

“Nos discutimos e apresentamos hoje no Cigesp uma série de aquisições e investimentos na área da segurança pública, que melhorarão ainda mais a nossa atuação. Foram equipamentos de tecnologia e inteligência apresentados, alguns que estão sendo entregues e outros que chegarão brevemente, como lanchas para reformular o nosso parque, aumentar o número delas e também trazer lanchas blindadas para o Estado, coisa que o Pará não tem”, ressaltou o secretário de segurança pública do Pará, Ualame Machado. 

O titular da Segup acrescentou, ainda, que a tecnologia e a inovação podem fazer total diferença nas ações de segurança, otimizando processos e agindo com maior eficácia. Por outro lado, investir no servidor ocasiona melhor produtividade. 

“Também apresentamos o novo sistema de vídeo monitoramento das câmeras da Segup que operam dentro do Ciop com a inteligência de reconhecimento facial, leitura de placas de veículos roubados ou com licenciamento vencido e outras tecnologias que vão auxiliar muito, não só na prevenção, mas também na investigação de crimes. Uma série de tecnologias novas, de equipamentos novos, que irão trazer o suporte necessário não só para o enfrentamento da criminalidade como também para a valorização do nosso servidor, a exemplo da aquisição de um stand virtual que poderá andar por todo o Estado do Pará treinando nossos policiais, com cursos, formação de profissionais na área de segurança para que possamos melhorar ainda mais nossa ação, bem como proporcionar ambientes de trabalho mais adequados, além da reformulação do Iesp”, elencou Ualame Machado.

O novo Centro Integrado de Comando e Controle também foi apresentado. No centro regional permanente estarão reunidos e integrados representantes de todos os órgãos de segurança pública das esferas municipal, estadual e federal, além de outras agências. 

“Teremos um novo Centro Integrado de Comando e Controle. Será uma nova unidade dentro do sistema, capacitada para qualquer crise, e que possa interagir com outras agências. Colocaremos para dentro dela uma série de órgãos, aproximadamente 15 instituições, que atuarão em conjunto dentro do novo Ciop, que terá sua reformulação iniciada brevemente para  que no início do próximo semestre nós possamos inaugurar essa obra”, acrescentou Ualame Machado.

Por Aline Saavedra

 

Veja Também