SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) instalou, no último fim de semana, rádio-base e antena 3x5/8, juntamente com toda a estrutura de cabeamento necessária, para fortalecer a comunicação de policiais militares que atuam na segurança da Ilha de Maiandeua, conhecida por Algodoal. A instalação foi feita em conjunto com o Núcleo Integrado de Operações (Niop) de Castanhal, nordeste do Estado.

Na prática, os policiais militares já podem informar as ocorrências, solicitar apoio e trocar informações com o Niop de Castanhal, que tem canal direto com o Centro Integrado de Operações (Ciop), abrangendo todo o Estado e possibilitando mais celeridade no atendimento. Anteriormente, a comunicação do efetivo local era improvisada, usando aplicativos de mensagem, quando era possível obter sinal da operadora de celular.

"Agora temos comunicação entre os próprios policiais militares dentro da ilha e com o Niop em Castanhal. Antes, por exemplo, quando um efetivo ia fazer patrulha em Algodoal, não tinha como se comunicar com o restante do efetivo que ficava no Posto de Policiamento Destacado", diz o secretário de Segurança Pública, Ualme Machado. Neste ano, além de Algodoal, outras instalações de rádio-comunicadores foram feitas pela Segup em Novo Repartimento, Itupiranga, Jacundá e Goianésia do Pará. 

Por Aline Saavedra

 

Veja Também