SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), tem por um dos principais focos de atuação, auxiliar nas ações de ostensividade das forças de segurança em combate a criminalidade, mas também na prevenção e apoio ao atendimento médico à população do interior do Pará.

Na manhã do último domingo (26), o Grupamento fez a remoção aeromédica de um adolescente que se acidentou no município de Salinópolis, nordeste paraense. O jovem bateu a cabeça na praia do Maçarico e foi conduzido pelo helicóptero do Graesp até um hospital de Belém. 

Para o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado, a atuação do Graesp é de fundamental importância para atender aos interiores mais distantes e ainda servir a população dos municípios nas ações de socorro e atendimento médico Hospitalar.

“O papel do Graesp tem fundamental importância não só para as ações de segurança pública, como no apoio e logística nas operações de combate a criminalidade, mas também no auxilio a população que mora em localidades mais distantes da capital e precisam de atendimento médico e transporte de urgência. Neste final de semana foi necessário realizar a condução de  um jovem que se acidentou em Salinas para atendimento de emergência. Em virtude da Operação Verão contamos com uma aeronave de apoio na localidade que pôde fazer o transporte com segurança. Salvar vidas e prestar apoio à sociedade é um dos papeis principais da segurança pública”, destacou o titular da Segup.

Operação verão – O Grupamento atua nos municípios e nas praias mantendo o monitoramento preventivo de banhistas em locais seguros, observando o posicionamento dos veículos nas areias da praia do Atalaia, em Salinópolis, e atuando ainda com Pontos Bases Estratégicos ao longo das rodovias, em especial no retorno dos veranistas, para agir em alguma emergência, além de ficar à disposição para ser utilizado em ações policiais.

Durante a Operação “Verão Mais Seguro: Saúde, Segurança e Responsabilidade”, o Graesp Já realizou mais de 32h de voo entre as localidades de Belém, Breves, Santa Maria, Salinópolis e Santa Izabel. 

Ao todo, 85 servidores, entre pilotos e mecânicos estão empregados na operação que ocorrerá até o dia 03 de agosto, em cinco viaturas quatro rodas e três aeronaves. Para agir especificamente em situações que podem ocorrer durante o verão, os agentes do Grupamento aéreo realizam treinamento específico para atuar no resgate por meio aéreo, aquático e terrestre. 

Por Walena Lopes

 

Veja Também