SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

O município de Altamira, na região de integração do Xingu, ganhou a Unidade Regional do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves completamente reconstruída na tarde desta quarta-feira (18). Já em atividade, o prédio foi inaugurado pelo governador do Estado Helder Barbalho, com a presença do diretor geral do Centro de Perícias Renato Chaves, Celso Mascarenhas, e autoridades locais. 

“O Centro de Perícias passou por uma adequação que garantirá rapidez na elucidação investigativa das perícias, tudo isso traz confiabilidade naquilo que a sociedade espera que é a entrega de um serviço de segurança efetivo”, destacou o governador Helder Barbalho, que logo após a entrega, visitou as dependências do prédio. 

A reconstrução envolveu todos os compartimentos da Unidade Regional de Altamira, sobretudo os laboratórios periciais, em especial o do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), que atendem todas as normas de saúde e ambientais.

O novo prédio conta com três consultórios médicos, laboratório de balística, laboratório de perícia de informática, espaço para perícia veicular, laboratório de toxicologia, sala de necropsia e espaço exclusivo a corpos putrefeitos, alojamentos masculino e feminino aos plantonistas, banheiros para servidores e usuários, além de salas administrativas.

“É uma alegria grande poder dar condições dignas para nossos servidores. Mais uma vez o governador Helder Barbalho cumpre um compromisso do início da gestão e hoje temos instalações dignas e modernas para o servidor trabalhar e isso veio em boa hora. Em dezembro, vamos nomear os peritos concursados e triplicar a quantidade de profissionais”, frisou Celso Mascarenhas, diretor-geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, que acompanhou o governador na entrega do prédio. 

A Unidade Regional do Centro de Perícias Renato Chaves de Altamira tem uma importância grande para a região sudoeste do Estado, já que atende aos municípios de Anapú, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfirio, Uruará, Vitória do Xingu. “Hoje a população já pode dispor dos nossos dois tipos de serviço, que são o local de crime e necropsia. Todos os trabalhos vinculados a medicina legal serão feitos aqui”, completou Mascarenhas. 

Servidor da Unidade Regional do CPC de Altamira há 10 anos, Reginaldo Salazar conta que as novas instalações do prédio vão proporcionar mais segurança aos servidores. “Vamos ter mais conforto e espaço para receber as demandas, mais facilidade em termos de documentação, e também vai melhorar o acesso ao nosso prédio, já que o anterior era menor. As melhorias no prédio foram benéficas e produtivas para todos os servidores”, disse ele.  

Durante a agenda em Altamira, o governador esteve acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral, do presidente do Banpará, Braselino Assunção, e do deputado estadual Eraldo Pimenta.

Por Bruno Magno (CPH)

 

Veja Também