SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

Objetivo é qualificar e capacitar os agentes da segurança pública, principalmente, os que ainda não possuem formação superior.

Na manhã deste sábado (14) estão sendo aplicadas as provas para os candidatos ao curso superior em Tecnologia em Segurança Pública oferecido pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). O exame está sendo realizado em três polos: Marituba, Santarém e Marabá. As provas iniciaram às 8h30 e seguiram até o meio-dia. 

O curso é destinado, exclusivamente, à categoria de praça e que esteja em atividade nas corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar com objetivo de qualificar e capacitar os agentes da segurança pública, especialmente, os que ainda não possuem formação superior. O curso será realizado na modalidade a distância, com intuito de beneficiar os profissionais que atuam na capital e no interior do Estado.

O cabo Glauber Barros atua há 14 anos no Corpo de Bombeiros Militar, e precisou parar os estudos para se dedicar ao trabalho. Agora, com essa oportunidade, ele almeja conseguir um futuro melhor dentro da corporação.

“Espero que esse curso possa melhorar a minha situação na instituição, me proporcionando crescimento profissional e melhores condições para a minha formação”, disse.

Compartilhando do mesmo desejo o Cabo Anderson Coelho, da Polícia Militar também está otimista com a oportunidade de obter uma formação superior e destaca o incentivo do Governo do Estado para essa conquista 

“Estamos vendo que o Governo está valorizando o servidor e nos proporcionando uma qualificação melhor para que possamos concluir nossos estudos e buscar algo melhor”, ressaltou 

Locais de provas

As provas estão sendo aplicadas no Iesp, em Marituba,  Santarém e no auditório do Comando de Policiamento Regional II, em Marabá. O processo seletivo se dará por meio de uma redação. O candidato que alcançar a pontuação necessária se classificará para ingressar nas vagas disponíveis.

Vagas

No total 419 inscritos estiveram presente  para realizar a prova. Estão sendo destinadas 200 vagas, ou seja, cerca de 2, 095 candidatos concorrem ás vagas do certame. Dos candidatos aprovados cem ingressarão no curso ainda nesse semestre e outros 100 irão iniciar a qualificação no primeiro semestre de 2022. O curso terá carga horária total de 1.720 horas/aulas em cada turma, de acordo com as orientações do Ministério da Educação (MEC). As inscrições foram gratuitas.

O diretor do Iesp, Coronel Antônio Bentes, destacou a importância do curso para o Sistema de Segurança Pública e a continuidade dele em benefício dos agentes que buscam formação superior.

“O IESP em 2014 foi alçado em instituição de nível superior. De lá pra cá ele só possuía dois cursos para oferecer pro sistema de segurança pública que são os cursos de formação de oficiais. O curso superior em Tecnologia e Segurança Publica é o primeiro que começa abrir esse universo e ser ofertado para outras categorias. Inicialmente essas vagas que estão sendo oferecidas para os praças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, proporcionando a esses profissionais uma graduação superior”, falou

O diretor do IESP falou ainda sobre uma nova chamada para o curso em setembro deste ano com vagas direcionadas aos demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança do Estado.

“Em setembro deste ano iremos abrir vagas também para atender os demais órgãos do Sieds e Guardas Municipais constituídas. A ideia é tornar o curso regular com ao menos um processo por ano para fomentar a graduação para quem não tem. Por isso que ele é restrito aos que já possuem nível superior. Esse processo é de grande avanço no sistema, no que tange o processo pedagógico e acadêmico”,  concluiu.

Por Walena Lopes (SEGUP)

 

Veja Também