SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br

Os trabalhos nos Centros ocorrem desde às 7h. Até às 8h30, 42% das provas já haviam sido entregues em seus respectivos locais de aplicação

Mais de sete mil agentes de segurança pública estão empregados neste segundo domingo (24) do Exame Nacional do Ensino Médio. A Operação Enem é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), colaborando com a logística na segurança da distribuição das provas.

Logística - A concentração para dar início a distribuição das provas  iniciou às 6h. Às 8h a Polícia Militar começou a atuar na escolta das provas e no deslocamento dos malotes até os mais de 900 locais de prova, distribuídos em 80 municípios paraenses, onde o Exame será aplicado. Até às 8h30, 42% das provas já haviam sido entregues em seus respectivos locais de aplicação. A expectativa para o término é às 11h.

Integração - As ações envolvem, de forma integrada, representantes de diversas instituições, como Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial da Segup, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Guardas Municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse último órgão realiza o certame.

Descentralização – Este ano, assim como já utilizado nas Eleições 2020, a segurança pública implementou os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix do Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira. As unidades são coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, na Capital, que abrange toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Os trabalhos nos Centros ocorrem desde às 7h.

As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e a finalização do concurso serão repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Os Centros funcionam nos dias das provas.

Em Belém, o CICCE funciona no plenário da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na rua Arcipreste Manoel Teodoro, 305.