Organograma

 

Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

LUIZ FERNANDES ROCHA

O Secretário Luiz Fernandes Rocha iniciou sua carreira no Ministério da Defesa, Aeronáutica (PA), em 1978. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1988. Exerceu a carreira militar até 1991, quando ingressou no Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará como servidor público, passando a ocupar o cargo de Delegado de Polícia Civil. Enquanto Delegado, ocupou os cargos de Delegado Geral de Polícia Civil entre os anos de 2003 e 2006, bem como fez parte do Conselho Nacional de Chefes de Polícia, Conselho Superior de Polícia Civil e Conselho Estadual de Segurança Pública. Além de ocupar o posto de Superintendente Regional do Salgado, de 1997 a 1988, dirigiu a Divisão de Meio Ambiente (DEMA), a Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), a Diretoria de Polícia Operacional e Delegacia de Furto de Veículos.
Atualmente é doutorando em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), em Buenos Aires. Possui os cursos de especialização em Direito Penal e Processual Penal – Universidade Estácio de Sá (UNESA), do Rio De Janeiro; Direito Ambiental e Políticas Públicas – UFPA; Segurança Pública e Gestão da Informação – UFPA e Gestão Estratégica em Defesa Social, também pela UFPA.
Mesmo sendo natural de Vitória da Conquista, na Bahia, foi no Estado do Pará que o Secretário Luiz Fernandes Rocha construiu sua carreira como servidor público, sempre contribuindo de forma direta com a Segurança Pública do Estado do Pará.
Entre várias premiações, sua trajetória já foi reconhecida por meio de condecorações importantes como o Título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira; Mérito Grão Pará, no Grau Comendador (Governo do Estado do Pará); Ordem do Mérito Judiciário - Grau Comendador (Tribunal de Justiça do Estado do Pará), Colaborador Emérito do Exército, 8ª Região Militar e 8ª Divisão do Exército; Medalha Mérito Legislativo Newton Miranda (Assembléia Legislativa do Estado do Pará); Medalha do Mérito D. Pedro II (Corpo de Bombeiros do Estado do Pará); Medalha do Mérito Tiradentes (PM/PA); Medalha Mérito Cel. Fontoura (PM/PA); Título Honorífico de Cidadão do Pará (Assembléia Legislativa do Estado do Pará); Título de Cidadão do Município de Castanhal/PA (Câmara Municipal de Castanhal).


Secretário Adjunto de Gestão Administrativa

CLÁUDIO JORGE DA COSTA LIMA

O Perito Criminal Cláudio Jorge da Costa Lima é paraense, possui graduação em Direito e Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (Unama/PA). Iniciou sua carreira no serviço público em 2001, quando passou a fazer parte do quadro de servidores públicos do Estado do Pará no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, no enquadramento funcional de Perito Criminal. É especialista em Gestão Pública com Ênfase em Contabilidade Pública, pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA/PA) e em Defesa Social e Cidadania, pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP/PA). Atualmente, é mestrando em Administração Pública com ênfase em criminalística, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Polícia Federal e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), em Brasília, no Distrito Federal.
Como condecorações, o Perito Criminal Cláudio Jorge da Costa Lima já recebeu a Medalha do Mérito Tiradentes (Polícia Militar do Pará – PM/PA), a Medalha do Mérito “Ações Integradas”, do Governo do Estado do Pará e as comendas “Amigo do Grupamento Aéreo do Pará” (PM/PA) e “Relevante Participação na Trajetória do Curso de Ciências Contábeis”, pela Universidade da Amazônia.


Secretário Adjunto de Gestão Operacional

Coronel PM MÁRIO ALFREDO SOUZA SOLANO

O Coronel PM Mário Alfredo Souza Solano, natural de Belém-PA, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Iniciou sua trajetória no Sistema de Segurança Pública do Estado na Polícia Militar do Pará, em 1987, por meio de concurso público. Antes de entrar para o quadro de oficiais da Corporação, exerceu o cargo de Oficial do Exército por cinco anos, servindo nos quartéis do 3º Batalhão Especial de Fronteira (Amapá) e no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (Belém-PA), chegando até o Posto de 1º Tenente de Infantaria.
Na Polícia Militar do Pará, exerceu os cargos de Aspirante a Oficial em 1987; 2º Tenente PM por antiguidade em 1988; 1º Tenente PM por antiguidade em 1990; Capitão PM por antiguidade em 1993; Major PM por merecimento em 2000; Tenente Coronel PM por merecimento em 2004 e Coronel PM por merecimento em 2008.
Entre as condecorações que lhes foram concedidas estão Medalha e Passador de Metal Bronzeado de Bons Serviços Prestados à PM/PA (10 anos - PMPA), Medalha do Mérito “Cel Fontoura” (PM/PA), Medalha do Mérito “Tiradentes” (PM/PA), Medalha do Mérito Grão Pará, no Grau “Cavaleiro”, do Governo do Estado do Pará, Medalha do Mérito “Des. Hermano Rodrigues do Couto” (TJ/PA), Medalha do Mérito Legislativo “Newton Miranda”. (Assembléia Legislativa do Estado do Pará – Alepa/PA), Medalha do Mérito da Cabanagem (Alepa/PA), Medalha do Mérito Amazônico – Duas Castanheiras (Exército Brasileiro), Medalha do Mérito Judiciário – Grau “Oficial” (TJ/PA), Medalha do Mérito Judiciário – Grau “Comendador” (TJ/PA), Medalha do Pacificador (Exército Brasileiro), Medalha do Mérito Tamandaré (Marinha do Brasil), Medalha do Mérito Militar “Brigadeiro Falcão” (Polícia Militar do Maranhão) e Medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier “Tiradentes” – Grau Grã-Cruz (Polícia Militar do Distrito Federal).


Secretário Adjunto de Inteligência e Análise Criminal

ANTÔNIO CLÁUDIO FARIAS

É oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) - Classe Especial. Exerceu o cargo de Superintendente da ABIN no Pará entre os anos de 2004 a 2008. Possui diversos cursos na área de Inteligência e já ministrou cursos da área no exterior representando a ABIN. Entre as condecorações recebidas, estão a Medalha Newton Miranda de Mérito Legislativo (Assembleia Legislativa do Estado do Pará) e a Medalha Tiradentes (Polícia Militar do Estado do Pará).

 

 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2017 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível