Estatísticas de Segurança Pública do Pará

CIGESP- Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública

Órgão de natureza consultiva que tem o objetivo de propor, debater, analisar e decidir ações de caráter técnico, administrativo e operacional, a serem executadas pelos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), de forma isolada ou integrada, acompanhando e avaliando seus resultados. O CIGESP é composto pelos dirigentes titulares dos órgãos constituintes do Sieds, sendo presidido pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

A organização, o funcionamento, as atribuições e demais disposições do CIGESP serão dispostos em Regimento Interno, aprovado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) e homologado pelo chefe do Poder Executivo Estadual.

Participam das reuniões do Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública, os titulares e, quando houver necessidade, servidores dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds)e, na condição de convidados, representantes de órgãos e entidades governamentais e não governamentais, quando o desenvolvimento das ações dos organismos que representam impactarem nas atividades da segurança pública e defesa social e somente com direito à voz.

Ao Comitê Integrado de Gestores de Segurança Pública compete:

- Apreciar, discutir e definir matérias consideradas de relevância e/ou da maior importância para segurança pública.

- Proporcionar a socialização de assuntos e decisões que direta ou indiretamente afetem e/ou contribuam para a segurança pública.

- Promover a integração institucional dos órgãos de segurança pública do Estado do Pará, com os congêneres da União, dos demais Estados e dos Municípios, na execução de ações em defesa da sociedade, a partir da fase de levantamento situacional, passando para o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.

- Coordenar as ações de prevenção e repressão qualificadas da violência e da criminalidade, para curto, médio e longo prazo, focadas em atuações isoladas ou partícipes da integração institucional realizadas pelos órgãos integrantes do Sieds.