Detentos do Pará ganham concurso nacional de redação

Agência Pará de Notícias.

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) realizou nesta quinta-feira, 10, a premiação do 3º Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), com o apoio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e que teve como tema "Mais direitos, menos grades". O evento teve por objetivo a certificação dos internos custodiados no Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), que conquistaram os três primeiros lugares de todo o Brasil.

Foram inscritos em todo o país 6.771 redações, sendo destas, 5.044 de alunos do sistema penitenciário dos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

No Pará foram inscritas 35 redações. Participaram do concurso os internos do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), além dos internos do Centro Regional de Abaetetuba (Crab) e do Presídio Estadual Metropolitano III (PEM III).

O concurso foi destinado aos alunos do ensino fundamental e médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e adultos privados de liberdade. O requisito era que todos estivessem matriculados em escolas da rede pública ou ensino técnico ou estudando regularmente no cárcere.

"Essa premiação é uma pequena semente que esperamos faça diferença na vida deles, não só em relação à educação, mas também no resgate da auto-estima, especialmente para eles, que já enfrentam tantos estigmas e dificuldades. A partir desse momento esperamos que eles possam encarar como uma nova porta que se abre e se sintam estimulados a buscar novos caminhos", explicou a Mayara Soares, defensora regional dos Direitos Humanos.

Os internos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar foram premiados com medalhas de honra, certificados e com um tablet. Além da premiação, os alunos foram contemplados com 12 horas de atividades para fins de remição de pena. "Foi uma experiência diferente ter participado desse concurso e poder contar com o apoio dos professores e da equipe de coordenação do presídio, que acreditam na gente e na nossa capacidade. A educação é algo que vou levar daqui lá pra fora e ninguém vai me tirar. Com o que tenho aprendido aqui vou sair uma pessoa bem melhor", relatou Ricardo Luiz, 42, que garantiu o primeiro lugar no concurso.

Para a coordenadora de Educação Prisional da Susipe, Aline Mesquita, esse tipo de incentivo estimula não somente os presos, mas também toda a equipe que coordena as atividades educacionais e auxilia no processo de ressocialização dentro das unidades prisionais. "Sempre incentivamos que eles possam se expressar por meio da educação. Mesmo diante de algumas intercorrências somamos esforços para que as redações pudessem ser cadastradas em tempo hábil para participar do concurso. Nossa equipe de educação trabalhou duro, juntamente com os internos, para que tivéssemos bons resultados. O reconhecimento e a premiação foi uma excelente surpresa, pois essa é a primeira vez que o Sistema Penitenciário do Pará é premiado por um órgão nacional por meio da educação”.

"A nossa missão é de reinserir a pessoa presa à sociedade e abraçamos todas as causas que possam oferecer um novo caminho na vida delas. Fico orgulhosa em perceber que a educação se faz presente dentro da nossa unidade e, ainda por cima, traz bons resultados. Esse esforço foi em conjunto com toda a nossa equipe de professores e coordenadoria, que aproveitam a vontade dos reeducandos e não medem esforços para que estes possam apresentar os melhores resultados", finalizou a diretora do Centro de Recuperação do Coqueiro (CRC), Dorothéia Soares.

Por Timoteo Lopes