Polícia Militar reforça a segurança em oito bairros de Belém

Voltar
Cerca de 80 militares de diversos batalhões atuaram durante a operação “Polícia nas Ruas”

Agência Pará de Notícias.

A Polícia Militar intensificou as ações de prevenção e combate a criminalidade em oito bairros da Região Metropolitana de Belém. Na tarde desta sexta-feira (4), cerca de 80 militares de diversos batalhões, subordinados ao Comando de Policiamento da Capital I (CPC I), atuaram no incremento da segurança em toda a área do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), durante a operação “Polícia nas Ruas”.

“Aqui tem muito morador de rua, tem viciados, mas com a presença da Polícia Militar nos sentimos mais seguros, mais protegidos”, afirmou a comerciante Vânia Moreira, 31, que há cinco meses trabalha na avenida Visconde de Souza Franco, bairro Reduto, em Belém. Além do Reduto, Campina, Cidade Velha, Umarizal, Nazaré, São Brás, Fátima e Canudos também receberam o reforço.

Na operação foram utilizadas sete viaturas e 25 motocicletas que, segundo o major Diógenes Braga, subcomandante do 2º BPM e comandante da Operação, serviram para dar apoio direto aos policiais que foram divididos no policiamento a pé, em pontos estratégicos dos bairros. “A ‘Polícia nas Ruas’ utiliza todo o efetivo administrativo dos batalhões subordinados ao CPC I para aumentar o policiamento em determinada área. Desta vez, estamos em toda a circunscrição do 2º BPM”, afirmou o major.

Ainda segundo o oficial, outras operações foram realizadas pelos militares empenhados. “Cada grupamento, ao comando de um graduado ou oficial, fará as operações de praxe do 2º BPM, como as operações ‘Bloqueio’, que realiza revistas a coletivos, e a “Vulnerabilidade”, que, inclusive, é característica do 2º Batalhão e consiste em fazer a coleta de dados daquelas pessoas que estão em situação de risco, em vulnerabilidade social, para que, após o preenchimento do Boletim de Ocorrência, elas sejam encaminhadas ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil”, concluiu.

Para Edna Almeida, 44, proprietária de uma rede de farmácias, a presença da PM é fundamental para garantir a segurança na área. “Quando a PM está por perto, evita-se que nós, cidadãos, passemos por situações como roubos, furtos e, até mesmo, constrangimentos gerados por aqueles que estão à margem da sociedade”, afirmou.

Taxista há 17 anos, Isac Oliveira se sente mais seguro para trabalhar quando a PM está por perto. “Essa reunião que tem ocorrido toda semana, para nós, é uma medida de segurança”, concluiu.

Por Carlos Reinanderson 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível