Policiais militares se qualificam no atendimento a grupos vulneráveis

Voltar
Ao todo, 25 policiais da Ciepas e mais 5 servidores de carreira da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do Pará (Fasepa) participam do curso.

Agência Pará de Notícias.

Em constante treinamento para melhor atender à população, a Polícia Militar do Pará (PMPA) promove o II Curso de Ações Preventivas Especializadas voltado para a Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas).

25 policiais da Ciepas e mais 5 servidores de carreira da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do Pará (Fasepa) participam do curso. Nele recebem instruções úteis de policiamento ostensivo e operacional, visando a eficácia e adequação do atendimento a grupos vulneráveis, com distinção à criança e adolescente em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei, assim como mulheres atendidas pelo programa “Patrulha Maria da Penha”.

A Ciepas possui 76 policiais e atua na área da sócio educação, prestando apoio à Fasepa e às mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo programa “Patrulha Maria da Penha” em cooperação técnica com o Tribunal de Justiça e Fundação Pro Paz. Ao todo, 155 mulheres são assistidas pelo projeto. Depois de fazerem a denúncia de violência doméstica, elas dão prosseguimento ao processo sendo resguardadas por medidas protetivas em relação ao agressor.

A Companhia também faz revistas programadas e emergenciais, atende a ocorrências com crianças e adolescentes em situação de risco, faz o encaminhamento de menores em conflito com a lei às delegacias especializadas.

Treinamento

O curso iniciado no dia 23 de abril, já tem data para a formatura,  22 de maio. Com carga horária de 182 horas/aulas, ele ocorre de segunda a sábado e entre as disciplinas do curso estão instrumento de menor potencial ofensivo (Impo), armamentos químicos, técnicas de abordagem, direitos humanos, policiamento assistencial e tiro defensivo.  “O curso visa aprimorar o conhecimento técnico. O policial vai sair daqui melhor preparado quanto à padronização das técnicas que hoje são adotadas pela PM. Essa é a nossa segunda turma e depois dela, já teremos quase 60% da nossa tropa especializada. Levando em consideração que é uma companhia especializada, fazendo um atendimento diferenciado. É muito importante que eles recebam essas instruções para melhor servir à sociedade”, afirma a tenente Lídia Aguiar, responsável pelo curso.

“Esse curso é fundamental pra gente para efeito de conhecimentos que vão ser colocados em prática tanto no nosso trabalho quanto na nossa folga. Estamos aperfeiçoando nossas técnicas e isso é importante no nosso dia a dia”, destacou a soldado Rose Marjory, que há 4 anos atua na Polícia Militar do Pará.

 “Estamos revendo ensinamentos e aprendendo novas técnicas de abordagem indispensáveis para prestarmos um serviço cada vez mais qualificado”, pontuou o sargento Walter Nogueira, também aluno do curso.

Por Syanne Neno


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível