Mais de 20 ações em Belém e interior do Estado celebram os 200 anos da PM

A atividade do boia cross foi uma das mais procuradas pelos participantes

Agência Pará de Notícias.

Durante a manhã deste domingo (15), no Parque Estadual do Utinga (Peut), a Polícia Militar do Pará promoveu uma intensa programação voltada aos familiares dos policiais que atuam no Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), vinculado ao Comando de Policiamento Ambiental (CPA).

Essa foi uma entre as mais de 20 ações simultâneas promovidas pela PM na capital e interior do Estado, em comemoração aos 200 anos da corporação.

A programação das “Ações Cívico-sociais PMPA 200 anos” ocorrerá novamente na próxima sexta-feira (20), tanto na capital como em diversos municípios do estado. A extensa programação de hoje foi coordenada pela 5ª Seção do Estado-Maior Geral.

Moradores de todas as regiões paraenses tiveram a oportunidade de aproveitar exposições, torneios esportivos, ecoturismo, corridas, emissão de documentos, serviços médicos e celebrações religiosas oferecidos pelos Comandos da capital, área metropolitana, mas também pelas unidades regionais da PM.

“No próximo dia 21, nossa querida Polícia Militar completa 200 anos e nada melhor que estarmos oferecendo essa série de atividades à sociedade paraense, que é para quem trabalhamos e não medimos esforços para proteger. É uma oportunidade para mostrarmos o universo de nossas atuações e dialogarmos com o cidadão”, destacou o comandante geral da PM, coronel Hilton Benigno.

No Parque do Utinga, cerca de 100 pessoas dentre esposas, maridos, filhos e demais parentes de militares que atuam no BPA, tiveram a oportunidade de formar grupos e participar de atividades como rapel, tirolesa, boia cross, trilhas ecológicas, passeios de lanchas e de quadriciclos e ainda conferirem uma exposição na sede do BPA, localizada na área do Peut. Todas as atividades foram acompanhadas por policiais militares e contaram com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Em Belém, além do Parque do Utinga, as ações foram realizadas em outros pontos da cidade. Na praça da República, o Comando de Missões Especiais (CME) promoveu exposições de materiais e atividades por meio do Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Polícia Tática, Regimento de Polícia Montada, Companhia Independente de Policiamento com Cães e Companhia Independente de Operações Especiais.

“O que mais me chamou atenção nessa ação, foi o diálogo com a comunidade. Muitos adolescentes reconhecem vocês da PM, assim como eu”, disse o jovem Andrey Lima, que acompanhou a programação na praça.

Esposa de um aluno do curso de Formação de Praças, Dávila Rafaela também esteve atenta à exposição. “Tudo é novo pra nós. A gente conhece rápido, mas aprende sobre o dia a dia”, disse.

Também na capital, mas na rua Presidente Pernambuco, às proximidades da praça Batista Campos, o Comando de Policiamento Especializado (CPE) realizou uma ação cívico-social por meio da Companhia Independente de Polícia Turística (Ciptur), além de uma palestra educativa de trânsito, ministrada por militares do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual. Enquanto isso, o Comando de Policiamento da Capital II, na sede do 25º Batalhão, promoveu uma ação social com emissão de documentos, oferta de serviços médicos e orientações nutricionais.

Interior do Pará - Em São Miguel do Guamá, o Comando de Policiamento Regional III fez atendimentos nas áreas da segurança, saúde e assistência social com o apoio de outras entidades.

Já Vigia de Nazaré, no dia 20 de abril, serão ministradas palestras sobre dicas de segurança. Em Tucuruí ocorrerá um torneio esportivo e um passeio ciclístico na orla da cidade promovido pelo Comando de Policiamento Regional IV. Em Paragominas, no mesmo dia, serão feitas emissões de documentos.

A programação do Comando de Policiamento Regional VII, em Capanema, foi extensa. No município sede do CPR, foram promovidos um culto ecumênico, sessões de cinema, torneios de futebol e vôlei, dentre outras atividades que prosseguem até terça-feira, dia 17.

Em Salinópolis, a 1ª CIPM homenageia os 200 anos da PMPA com a promoção de uma corrida de rua e a participação da comunidade. Já em Bragança e Capitão-Poço, respectivamente, será promovida uma exposição sobre dicas de segurança e um culto ecumênico.

Baixo Tocantins e sudoeste paraense

No Comando de Policiamento Regional IX, sediado em Abaetetuba, a programação também foi vasta. Circuito de cordas, torneio de futebol, emissão de documentos, corte de cabelos e consultas médica e odontológica constituíram a programação.

Em Itaituba, município sede do Comando de Policiamento Regional X, as ações incluíram entrega de cestas básicas a famílias carentes. Também participaram da programação, os municípios de Novo Progresso, onde foi realizado um passeio ciclístico e Rurópolis, onde ocorreu um culto ecumênico no quartel da 17ª CIPM.

Ilhas e sudeste do Pará

Na Ilha do Marajó, o Comando de Policiamento Regional XI preparou uma ação social com emissão de documentos, vacinação e palestras com psicólogos, assistentes sociais e representantes da Delegacia da Mulher (DEAM).

Por fim, o Comando de Policiamento Regional XIII, promoveu, em São Felix do Xingu, emissões de documentos, serviços de saúde, exposição do Conselho Tutelar, atendimento psicológico e cadastro único para acesso aos benefícios do programa Bolsa Família, Carteirinha do Idoso para maiores de 60 anos e benefício da proteção continuada. Em Xinguara, foi realizado um passeio ciclístico pelas ruas da cidade.

Por Sérgio Chêne