Governo reforça ações com vacinação e limpeza das áreas atingidas por enxurrada

Voltar
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está com 10 equipes espalhadas pelos bairros de Paragominas

Agência Pará de Notícias.

Passados dois dias da enxurrada que destruiu casas e obrigou pessoas a saírem de seus locais de moradia em Paragominas, Governo do Estado e Prefeitura continuam os trabalhos para atender as famílias afetadas, reconstruir o que ficou destruído e restabelecer a situação de normalidade no município.

Desde a manhã da última quinta-feira (12), equipes da Defesa Civil intensificam as ações nos bairros atingidos. “Hoje (14) temos uma equipe aqui no bairro do Laércio, o mais atingido pela enxurrada. Vamos até as casas, fazemos a identificação das famílias desabrigadas, vemos o que elas estão necessitando para avisar a Prefeitura e, por fim, fazemos a avaliação da estrutura das residências que foram atingidas. Daí saberemos quais precisam de fato sair do bairro e serem remanejadas”, explicou o capitão Rangel Valois.

A moradora Rosicleide Oliveira, de 30 anos, foi uma das pessoas que perdeu a casa. “Estou traumatizada, não sai da minha cabeça a cena daquela água levando tudo, das crianças chorando e pessoas tentando se salvar. É muito triste”, desabafou.

A família de Rosicleide está abrigada em um ginásio do município. “A gente sabe que as coisas não acontecem tão rápido. Então pela dificuldade que é, acredito que o Governo e a Prefeitura têm feito o que podem e no tempo que dá. Está bom lá no ginásio. Ganhamos comida, roupa e calçado”, detalhou a moradora do bairro Laércio.

Nas ruas, várias equipes de órgãos do Governo e Prefeitura seguem o trabalho. A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) está com 10 equipes espalhadas pelos bairros de Paragominas. Os profissionais estão vacinando os moradores que entraram em contato com a água dos rios Paragominas e Uraim durante a enxurrada.

A procura por vacinação é grande. Só na manhã deste sábado, mais de 100 pessoas passaram pelo posto do bairro do Laércio para fazer a imunização.

A técnica de enfermagem Palmira Farias informa que a vacinação vai continuar até que todos estejam imunizados. “Começamos ontem a vacinar as pessoas e hoje vamos ficar o dia inteiro. Estamos fazendo a imunização contra as Hepatites A e B, tríplice viral e a antitetânica. Só vamos encerrar depois de contemplar todos os atingidos”, assegurou.

Segurança – Policiais militares e agentes de trânsito municipais e estaduais estão distribuídos em vários pontos da cidade. O cabo Andrade Filho, da PM, informa que os principais locais que necessitam de policiamento são os abrigos e pontos de coleta de mantimentos.

“Agora estamos próximos aos locais de distribuição de alimento e roupa, pois, infelizmente, na noite da sexta-feira (13), pessoas tentaram invadir pontos de distribuição de roupas e comidas para saquear, por isso estamos com foco neles para evitar que pessoas atrapalhem esse serviço e prejudiquem as demais famílias”, contou.

Outros serviços também estão sendo feitos em Paragominas, entre eles a desobstrução e limpeza de vias, como destaca o prefeito Paulo Tocantins. “Equipes de limpeza pública com todos os seus equipamentos foram direcionadas para a limpeza da cidade e também recolhem entulhos nas residências. Agora estamos esperando as equipes da Cohab para iniciar o cadastramento das famílias e começar a reconstruir a vida dessas pessoas. Pessoas que estão em áreas perigosas ou em áreas de preservação ambiental serão removidas para locais seguros e, possivelmente, construiremos moradia para essas famílias”, explicou o gestor municipal.

Jorge Bittencourt, secretário regional de Governo do Sudeste do Pará, que também está no município, destaca o trabalho realizado na área. “Chegamos desde o primeiro momento, trazendo Defesa Civil, Bombeiros e agora também com o Cruz Vermelha. A orientação do governador Simão Jatene é apoiar totalmente o município de Paragominas, assim como abrigar e cadastrar essas famílias. Estamos acolhendo pela área social e direcionando para as políticas públicas. Várias secretarias já estão atendendo e no início da semana chega a Cohab e o Pro Paz. Ontem, iniciamos a vacinação, estamos distribuindo também o hipoclorito. Reforçamos a segurança, principalmente nas áreas afetadas, dando guarda aos moradores e as coisas que sobraram de suas casas. Por fim, posso dizer que o clima aqui também é de união e muita energia positiva”, destacou.

Solidariedade – A Secretaria Municipal de Assistência Social vem organizando diversos pontos de coleta de donativos para as famílias. Além dela, instituições, associações, igrejas e até comércios tem sido ponto de arrecadação de materiais úteis as famílias, que vão desde alimentos, calçados, até roupas e itens de higiene pessoal. Não é difícil passar pela cidade e não encontrar algum ponto de recebimento de doações.

Mas também há quem prefere, voluntariamente, ir até os bairros para fazer suas entregas. Um grupo de amigas, moradoras de Paragominas, por exemplo, se juntou para arrecadar roupas e fazer as entregas pessoalmente. Entre elas, a adolescente Valéria Manoela, de 17 anos.

“Nos reunimos e viemos distribuir sopa; depois passamos nas casas de amigos para recolher roupas e hoje estamos distribuindo e dando a possibilidade que eles escolham o que mais precisam”, justificou.

Em uma igreja, voluntários também dividem o seu tempo para receber e separar roupas, e outras doações para fazer a distribuição. João Botelho, líder comunitário, tem trabalhado bastante. “Graças a Deus temos recebido muita coisa e queremos agradecer as pessoas de todas as classes sociais e de todas as cidades que estão ajudando. Queremos agradecer também o Governo pela presença e atendimento rápido com a assistência social, com as vacinas, com a comida e tudo que é necessário. Se Deus quiser vamos ajudar todas as famílias”, finalizou.

Por Heloá Canali 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível