Linhas de crédito e veículos beneficiam população do Sul e Sudeste do Pará

“Quando existe boa intenção, determinação e vontade genuína de fazer, é possível fazer", reforçou Jatene

Agência Pará de Notícias.

Neli da Silva Lopes, de 59 anos, estava ainda mais sorridente nesta sexta-feira (6), no Centro de Convenções de Marabá. Tanta alegria tinha um motivo todo especial. A vendedora de açaí do bairro Liberdade, em Marabá, recebeu das mãos do governador Simão Jatene o cheque do microcrédito do Programa CredCidadão.

“Nosso lucro é pouco, não dava para ampliar nosso pontinho. Com esse dinheiro quero comprar freezer para guardar sorvete de açaí que iremos produzir. Eu fiquei muito feliz, se a gente pagar direitinho, depois já posso tentar outro crédito, com certeza vou melhorar minha venda”, comemorou.

Outro que vai ampliar a venda de açaí, só que dessa vez na zona rural de Marabá, na Vila Sororó, é seu Valdenor Borges de Oliveira, de 49 anos. Com o microcrédito ele pretende comprar um freezer. “Fiquei muito satisfeito. Trabalho há 12 anos com açaí e nunca tinha tido uma oportunidade como essa”.

Valdenor e Neli fazem parte das 37 famílias contempladas com linhas de créditos do Programa CredCidadão, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Segundo o gerente regional do CredCidadão, Fábio Henrique de Oliveira Alves, os microcréditos somam 126 mil reais.

“Isso melhora a economia da região e a vida dessas pessoas. Em 2017, entregamos em linhas de crédito cerca de um milhão e 500 mil reais para cerca de 580 famílias nas regiões Araguaia, Carajás e Lago de Tucuruí. Isso prova o compromisso do governador com as famílias que mais necessitam”, assegurou.

Segurança – O governador Simão Jatene também entregou para a região 90 viaturas, 65 caminhonetes e 27 carros utilitários (pálio weekend), com destaque para duas da patrulha rural e uma para ronda escolar específica para Marabá. O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes, ressaltou que os veículos vão substituir a frota nas regiões sul e sudeste.

“Surgiu uma demanda do policiamento rural, e uma semana depois, por determinação do governador, trouxemos as viaturas. Com isso, já temos o policiamento disponível para fazer esse patrulhamento, que vai iniciar na região sudeste, mas se estenderá para a região sul e nordeste do estado. Hoje, estamos substituindo toda a frota de veículos da região sul e sudeste, além disso o governador determinou que onde tiver policiamento vai ter uma viatura. Os novos policiais que tomaram posse também já foram apresentados para a região”, pontuou o titular da Segup.

Meio Ambiente – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), também entregou à Prefeitura de Marabá 13 caminhões coletores de resíduos sólidos, um investimento de R$4.190.000,00. São dois caminhões poliguindastes de 23 toneladas, sendo que um deles ainda está sendo montado pela empresa que venceu a licitação, nove caminhões com coletor e compactador de 23 toneladas, e mais dois caminhões tanque limpa fossa de 13 toneladas.

Ao receber os caminhões, o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, destacou a importância de ampliar a parceira com o Estado. “O Estado fez uma doação de 13 caminhões, que na verdade são frutos de emendas parlamentares minhas de quando ainda era deputado. A gente agradece, é importante fazer essa parceria com o Estado”, afirmou o prefeito.

O secretário Jorge Bittencourt fez questão de enfatizar o trabalho de integração do Governo do Estado com as prefeituras por meio do Centro Regional de Governo do Sudeste, implantado em Marabá.

“O Centro Regional vem desde janeiro trabalhando junto com as prefeituras em apoio técnico aos municípios, e vem avançando na integração com o setor produtivo da região, assim como a relação do governo do estado com a sociedade civil. Agora vemos a culminância da troca de todos os equipamentos do sistema de segurança pública. Na semana passada encaminhamos, numa ação conjunta, a criação da patrulha rural e hoje nós entregamos duas patrulhas rurais, uma para Marabá e outra para Redenção”, ressaltou o secretário.

Ao final da assinatura de todos os convênios e entrega das linhas de crédito, Simão Jatene entregou as chaves dos caminhões para o prefeito e para as regionais do sistema de segurança. “Quando existe boa intenção, determinação e vontade genuína de fazer, é possível fazer. Não perguntei a que partido pertencia o prefeito quando era necessário fazer um convênio, sempre acreditei e quero continuar acreditando que quanto maior sejam as diferenças entre nós, as partidárias, entre as pessoas de bem deve ter um objetivo comum: fazer o melhor pela população. Fiquemos juntos, esse país precisa que as pessoas de bem se unam na defesa de determinados princípios. É necessário reconstruir a imagem da política, reconstruir valores”, aconselhou o governador.

Por Kelia Santos