Cidade Velha recebe novo prédio do Batalhão da Polícia Militar

Voltar
Descerramento da placa de inauguração do prédio da 1ª Companhia do 2º Batalhão da PM, resultado da parceria do governo com a Arquidiocese de Belém e Liga dos Blocos do Pré-carnaval da Cidade Velha, com apoio do Observatório Social

Agência Pará de Notícias.

Leia Braúna mora há dois anos e meio no bairro da Cidade Velha e vê com alegria a instalação de uma sede da Polícia Militar na Rua Dr. Assis, bem pertinho de sua casa. O novo prédio da 1ª Companhia do 2º Batalhão da PM foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 5, e agora além de estar mais acessível aos moradores dos bairros da Campina, Reduto e Cidade Velha, oferece melhores condições de trabalho aos militares.

O local foi cedido pela Arquidiocese de Belém em fevereiro deste ano de forma gratuita e por tempo indeterminado. Antes disso, a sub-unidade funcionava no 3º andar da seccional do Comércio. O Major Luiz Octávio, comandante do 2º Batalhão, informa que a Companhia atua com 165 policiais militares, que atendem cerca de 24 mil moradores da área.

“A proximidade da Polícia Militar com a comunidade é um ponto primordial da instalação da 1ª Companhia, além de ser estratégico, porque se coloca em uma posição de atendimento rápido tanto ao Reduto, quanto para Campina e a própria Cidade Velha”, afirmou o oficial.

A reforma do prédio durou 45 dias e teve investimento de 55 mil reais, valor custeado pela Liga dos Blocos do Pré-carnaval da Cidade Velha. Outro grande incentivador da reforma foi o Observatório Social de Belém, que de acordo com o presidente Ivan Costa, busca o diálogo entre a PM e a comunidade. “Nossa estratégia é desestressar a Polícia Militar, apoiá-la na sua iniciativa e também buscar os outros órgãos para participarem deste processo de pacificação do bairro”, afirmou. A articulação feita pelo observatório é realizada por meio de uma rede de segurança, projeto que teve início na Cidade Velha.

Durante a cerimônia de inauguração das novas instalações, o Coronel Hilton Benigno, Comandante Geral da PM, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade na segurança pública. “A sociedade é, na verdade, a razão de ser das polícias militares”, lembrou o Comandante que durante a solenidade anunciou a entrega de três motocicletas que serão utilizadas no policiamento da 1ª Companhia.

Após a inauguração, a moradora Leia Braúna voltou para casa mais otimista. “Antes, a gente olhava a Polícia apenas como repressora e como algo muito distante da gente. Hoje, a gente já sabe o nome do policial que fica no nosso bairro”.

* Com a colaboração de Taiane Figueiredo

Por Cristiani Sousa 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível