Delegado geral visita novas instalações da unidade de Colares

A unidade passou por uma reforma completa em toda a estrutura, que foi completamente revitalizada e ampliada.

Agência Pará de Notícias

O delegado geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino, esteve, nesta quinta-feira, dia 1º de março, em Colares, no nordeste do Estado, onde, junto com delegados e representantes do município, visitou as novas instalações da delegacia de Polícia Civil do município. A unidade passou por uma reforma completa em toda a estrutura, que foi completamente revitalizada e ampliada para oferecer maior conforto e comodidade à sociedade e para que os policiais civis desenvolvam um atendimento ao público cada vez melhor.

Também participaram da visita, o diretor de Polícia do Interior, delegado Silvio Maués; o superintendente regional da Polícia Civil, delegado Temmer Khayat; delegados titulares de municípios da região; o prefeito de Colares, Francisco de Oliveira, conhecido por Camarão; vereadores; o subtenente Neves, da Polícia Militar local, e moradores da cidade.

A reforma do prédio foi resultado de um investimento superior a R$ 157 mil. Antes, a delegacia do município ficava em um imóvel datado da década de 1970, e que já não apresentava mais condições de receber a população e nem estrutura para que os policiais civis pudessem exercer suas atividades de forma digna. Com a reforma, o prédio foi praticamente reconstruído. A delegacia passa a dispor de novos equipamentos, mobílias, área interna mais ampla, alojamento e sala de delegado, sala de registro de ocorrências, copa e cozinha, e área interna.

Ao falar sobre a reforma, o delegado geral Rilmar Firmino destacou o investimento que o Governo tem feito na melhoria da estrutura para a segurança pública. "Ao todo, 80 delegacias foram reformadas em todo o estado, entre 2011 e 2018. No total, 63 Unidades Integradas foram construídas no Pará. Na região nordeste, praticamente todas as delegacias dos municípios já passaram por melhorias", destaca. Ele citou as delegacias de São Francisco do Pará e Inhangapi, que estão com os projetos de reforma em processo de licitação.

Mas não basta apenas reformar e construir novas delegacias, se não houver pessoal preparado e capacitado para atender à população. Para tanto, o Governo do Estado está investindo em concursos públicos para contratar novos policiais. Na semana passada, ressaltou Rilmar Firmino, foram nomeados 474 novos policiais civis, entre escrivães, investigadores e papiloscopistas. Até a semana que vem, 149 novos delegados serão nomeados. "Até 20 de março, todos os novos policiais civis tomarão posse e serão lotados nas Delegacias do interior do Estado. Vamos chegar à condição de que em cada município teremos um delegado de Polícia", ressalta o delegado geral.

Os novos policiais civis representam um aumento de 25% no efetivo operacional da Polícia Civil. O delegado geral ressalta que já foram comprados novos equipamentos de trabalho para os policiais civis, como armas e coletes. Neste mês de março, todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública passarão por renovação de frota de viaturas.

O prefeito de Colares agradeceu o empenho do Governo do Estado em renovar a estrutura dos órgãos de segurança pública na cidade. "O governador Simão Jatene sempre foi parceiro nosso. Nós só temos a agradecer", destaca Francisco de Oliveira.

Para o vereador Edson Rebelo, que também é morador da cidade, a reforma no prédio da delegacia veio na hora certa. "A comunidade já estava ansiosa pela obra e, agora, o que queremos é a chegada de um novo delegado para o município”. O delegado geral Rilmar Firmino ressaltou que, com o final do concurso público será nomeado um novo delegado para atender especificamente as demandas dos moradores de Colares.

Por Walrimar Santos