Grupamento Aéreo completa seis anos e troca de comando

Voltar
Atualmente, o Graesp é composto por 97 servidores, sendo 80% formado por militares.

Agência Pará

Nesta quinta-feira, 1, o Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) completou seis anos de criação, data escolhida para passagem de comando do Graesp. Depois de três anos e meio à frente do Grupamento, o coronel PM Márcio Bailosa deixou a direção para que assumisse o tenente-coronel Bombeiro Militar, Marlon Francez.

“Encampamos as missões constitucionais do Corpo de Bombeiros bem como das Polícias Civil e Militar. O desafio é manter todas as nossas aeronaves atendendo à população paraense de forma segura. Nos orgulhamos em ter voado mais de três mil horas sem qualquer registro de acidente”, disse o novo diretor, que tem 42 anos, 23 dedicados ao Corpo de Bombeiros Militar. Francez tem mais de quatro mil horas de voo.

Na solenidade presidida pelo titular da Segup, general Jeannot Jansen, estiveram presentes autoridades militares e civis, dentre elas o delegado-geral Rilmar Firmino, o comandante do CBM, Coronel Zanelli Nascimento, o secretário adjunto da Segup, coronel PM André Cunha, além de representantes da Aeronáutica e integrantes do Graesp.

O secretário Jeannot Jansen ressaltou a importância do Graesp e do trabalho desempenhado pelo coronel Márcio Bailosa. “Somos muito grato ao coronel Bailosa, pois sabemos o quanto é complexo gerir um grupamento dessa dimensão, meu muito obrigado. Mede-se a dimensão do espírito de corpo de uma unidade como esta pela união da família do componente”, disse.

Status – Atualmente, o Graesp é composto por 97 servidores, sendo 80% formado por militares. Em 2017, de acordo com a direção do Grupamento, foram desenvolvidas 1.775 missões, sendo 847 essencialmente de segurança, casos das operações militares. Além disso, 155 remoções aeromédicas foram realizadas. Combate aos incêndios na Serra das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, naufrágio da embarcação “Capitão Ribeiro”, no rio Xingu e o resgate da família norte-americana Harteau foram os destaques da atuação do Graesp em 2017.

"Agradeço ao Sistema pela oportunidade de ter administrado um Grupamento tão importante. Tenho a certeza de ter colaborado com a missão desta unidade", disse o coronel Bailosa em um trecho de seu discurso.

Comendas - Durante a solenidade, seis policiais militares receberam a medalha “Láurea do Mérito Pessoal”: majores Mauro Paixão e Claudio Almeida, terceiro-sargento Adriano Santos e cabos Gean Gomes, Manoel Dias e Ari Santiago. Já o major PM Ricardo Freitas recebeu o certificado de piloto em comando de aeronave biturbina.

Outros seis policiais militares receberam medalhas por “Bons Serviços”, sendo de “20 anos - metal prateado” o tenente-coronel Raul Silva, o segundo-sargento Reginaldo Chaves e o cabo Luis Carlos da Silva, e o “10 anos – metal bronze” os cabos John Piedade, Marcio Cordeiro e Ari Santiago. A comenda foi oficializada por decreto estadual de 2016.

Por Sérgio Chêne 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível