Tranquilidade no quarto final de semana de folia na Cidade Velha

Voltar
As plataformas aumentam o campo de visão dos agentes de segurança.

Agência Pará

Foliões cheios de empolgação não cederam ao período de inverno amazônico, e as chuvas intensas, da tarde deste sábado (27), refrescaram os brincantes que se divertiram fantasiados ou vestidos com abadas, no pré-carnaval do bairro da Cidade Velha. Toda a alegria pôde ser usufruída com tranquilidade, devido a atuação do esquema operacional montado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Neste quarto final de semana do pré-carnaval, não houve nenhum registro de procedimentos criminais na Seccional Urbana da Cremação, onde estavam sendo direcionadas as ocorrências relacionadas ao evento. Uma casa de show, localizada na travessa Dom Bosco foi fechada, devido à presença de menores de idade dentro do estabelecimento.

O trabalho conjunto foi realizado por agentes das policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Guarda Municipal, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria Municipal de Economia (Secon). O evento também contou com o apoio de seguranças contratados pelos organizados do evento, a Liga dos Blocos de Carnaval da Cidade Velha.

De acordo com o coordenador da operação do pré-carnaval pela Polícia Militar, coronel Ulisses Lobo, os agentes estão distribuídos ao longo do corredor da folia, assim como atuam nas plataformas de observação, junto com o Corpo de Bombeiros. "As plataformas aumentam o campo de visão dos agentes de segurança, que trocam informações por meio de radiocomunicadores. Essa medida agiliza o atendimento de possíveis ocorrências", explicou.

Mesmo com a chuva forte, a jornalista Camille Nascimento e o advogado Alan Pinto decidiram aproveitar o pré-carnaval pra fazer um ensaio fotográfico de casamento. Eles contaram que se conheceram no carnaval da Cidade Velha no ano de 2009, e que vão se casar em abril deste ano.

"Estamos fazendo o ensaio fotográfico com uma câmera profissional. Como o policiamento está presente e há muitos agentes no corredor da folia, estamos despreocupados. Dá pra curtir com tranquilidade", analisou o casal.

O coordenador da operação pela Polícia Civil, delegado Kleyton Azevedo, avaliou que o trabalho integrado e as revistas dos brincantes antes de entrarem no corredor da folia, são medidas que evitam os casos de lesão corporal. "Não é permitido, por exemplo, a entrada de pessoas com objetos cortantes como garrafas de vidro, o que previne algum tipo de crime em casos de brigas", explicou.

Moradora do bairro da Cidade Velha, Maria de Belém e mais 15 familiares, entre filhos e sobrinhos, aproveitaram da sacada do prédio, a passagem dos blocos carnavalescos, em um perimetro que fica ao lado da igreja da Sé. "Estou desfrutando muito desse pré-carnaval, e de cima vejo que está tranquilo. Não vi nenhuma confusão. Os foliões também estão curtindo com tranquilidade a programação de carnaval", contou.

No carro som dos blocos, além de música, os foliões ouviram vários alertas sobre a importância da preservação do Centro Histórico, assim como da distribuição de banheiros químicos ao longo do corredor da folia, para que os brincantes não urinassem nas ruas. Outro alerta dizia ainda para que os foliões não dirigissem veículos, caso tivessem ingerido algum tipo de bebida alcoólica.

Neste domingo (28), não haverá o desfile de blocos, em virtude do primeiro Re x Pa do ano. O efetivo militar que atua nos dias de desfile reforçará o policiamento no dia do jogo. A programação do pré-carnaval da Cidade Velha termina no dia 4 de fevereiro.

 

Por Carla Moura 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível