Tranquilidade na abertura do carnaval da Cidade Velha

Voltar
As medidas propostas pela Segup garantiram a tranquilidade de foliões na passagem dos blocos “Pump” e “I Love Pagode”.

Agência Pará

Na abertura do pré-carnaval da Cidade Velha, na tarde deste sábado (06), as medidas propostas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), juntamente com os organizadores e moradores, garantiram a tranquilidade de foliões na passagem dos blocos “Pump” e “I Love Pagode”. Segundo a estimativa dos organizadores de 10 a 15 mil pessoas participaram do pré-carnaval.

“Nenhuma ação de natureza grave foi registrada na passagem dos blocos e durante a dispersão dos brincantes. Nossa avaliação é positiva, pois os horários foram respeitados pelos blocos e trios elétricos. A medida de ‘filtrarmos’ o acesso na entrada do corredor foi fundamental para o bom resultado do trabalho”, analisou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel PM, André Cunha.

As medidas de prevenção da Secretaria de Segurança Pública contaram com a atuação de 160 agentes, dentre eles 50 policiais militares, 54 guardas municipais, 72 seguranças particulares e dez agentes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), além de 19 fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon).

Antes das 14 horas, na confluência da rua Padre Champagnat com praça Dom Pedro II, na entrada do corredor da folia, já estava montado um ponto de triagem com uso de guarda-corpos. Policiais militares, seguranças particulares e guardas municipais realizavam revistas. Numa dessas, flagraram uma pessoa com uma chave de fenda.

“É a terceira vez que venho, acho que essas ações evitam brigas e possíveis roubos”, disse Ivaldo Lima, 25, estudante. Para o produtor Taca Nunes, 42, as revistas são importantes para inibir a criminalidade. “É um trabalho muito importante, ninguém está isento de cometer um delito, eu poderia estar com um canivete”, disse o produtor musical.

“Estamos trabalhando de forma integrada para garantir a diversão tranquila dos brincantes. Temos 12 pontos de triagem e cinco plataformas de observação”, assegurou o major Diógenes, comandante da PM no evento.

Quanto às medidas propostas pela Segup, Alberto Mota, 61, morador há 17 anos da rua Doutor Malcher, no bairro Cidade Velha, viu como benéfica as ações integradas das forças de segurança. “Estamos em família, esperando a passagem dos blocos”, disse.

Hoje residindo em Salvador, capital baiana, o jornalista paraense Diogo Puget, 32, que em 2016, durante o carnaval da Cidade Velha, teve o celular roubado e as costas cortadas por conta do delito, elogiou o esquema operacional. “Foi fundamental o ‘crivo’ de revistas próximo à Catedral de Belém, pois previne. Vejo muito isso no carnaval da Bahia. Parabéns”, afirmou.

Um dos ganhos implementados pelas ações integradas pela Secretaria, em conjunto com a Liga dos Blocos e moradores, foi o aumento no número de banheiros químicos. “Duplicamos o número de banheiros para este ano, de 40 para cerca de 100 espaços”, garantiu Naza Júnior, diretor de comunicação da Liga dos Blocos.

Diversão – Acompanhado do pai, irmão e amigos, o servidor público Manoel Acácio Silva, 38, conferiu animado do pátio de casa a passagem do bloco “Pump”. “Nossa família está há 120 anos nessa casa e essa época nos programamos para prestigiar o carnaval”, conta.

Moradora da rua Doutor Malcher, próxima da avenida Tamandaré, a dona de casa Lúcia Amorim, 49 anos, mesmo tempo de residência na Cidade Velha, estava animada com a reunião da família em torno da programação carnavalesca. “É uma época boa, pois reúno minha família. Por gerações aproveitamos esse período de alegria do ano”, diz.

 

Por Sérgio Chêne 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2018 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível