Estado expande tecnologia para o Niop Santarém

Agência Pará de Notícias.

O Centro Integrado de Operações (Ciop) atua, desde o final de 2015, com o software I-CAD Intergraph/Computer-Aided Dispatch (Despacho Auxiliado por Computador), um sistema de referência para solução de automação de recursos na área de segurança pública. Agora, o Centro está expandindo o sistema para seus Núcleos Integrados de Operações (Niops), no interior do Pará.

Para iniciar o uso do sistema fora da capital, Belém, o Niop Santarém encerrou nesta sexta-feira (29) o treinamento sobre o sistema, iniciado no último dia 26. O Niop Santarém foi o primeiro núcleo a receber a capacitação, que incluiu a instalação e o treinamento de uso e manuseio do software pelas equipes de atendentes e despachantes de guarnições que trabalham no núcleo. A instalação e o treinamento foram realizados pelo analista residente da Sisgraph Roberto Neto, que fica disponível no Ciop.

Segundo o diretor do Centro Integrado, coronel PM Heyder Calderaro Martins, o objetivo é capacitar todas as pessoas que trabalham na central de atendimento 190 e no despacho de viaturas no Niop, para que possam verificar a mancha criminal em sua área de atuação e planejar suas ações.

“O sistema é todo customizado. Cada órgão pode acessar as informações que lhe convém. Por tudo isso, foi um investimento na área de tecnologia que o Estado fez. O sistema já está implantado e com boa atuação no nosso Centro. Ele agrega uma série de valores por ser um sistema novo. É um sistema georreferenciado, isto é, o atendente vai identificar no mapa o ponto exato em que o solicitante aciona o Centro ou o Niop, e um sistema web, através de uma intranet, portanto é seguro. Agora estamos na fase de expandir para nossos núcleos integrados no interior do Pará”, informou o gestor.

Ainda segundo o coronel Heyder Calderaro Martins, o objetivo é que todos os Niops recebam esse treinamento e comecem a usar o sistema em 2018, o que proporcionará uma série de mapas termais, de relatórios e índices de criminalidade nas cidades, que auxiliarão os órgãos que compõem o sistema na atuação específica onde há necessidade de recursos humanos e investimentos.

Para o gerente do Niop Santarém, major PM Vallério Ferreira, o sistema ajudará a complementar estrategicamente o serviço integrado no oeste do Estado. “Esse novo sistema operacional possibilitará precisão de endereço, fornecerá dados para que as polícias Militar e Civil montem operações pontuais com base na mancha criminal, além de proporcionar dados mais detalhados e personalizados, e informações que o sistema de segurança pública possa necessitar nessa região”, ressaltou.

Sistema - A Hexagon Sisgraph é uma empresa representante do grupo Intergraph, para o Brasil e América Latina, responsável por desenvolver o I/CAD.

Referência em gestão pública na área de segurança, o software funciona em cerca de 20 países, além do Brasil, onde já opera nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia, Amapá, Sergipe, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal.

Por Edenice Freire