Casal norte-americano presta depoimento em Belém

Voltar

Agência Pará de Notícias.

O casal de norte-americanos Adam, 39, e Emily Harteau, 37, prestam depoimentos na manhã desta sexta-feira (03), sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Belém. Eles foram localizados por ribeirinhos e resgatados por policiais civis e militares ao final da tarde da última quarta-feira (1º), no distrito do Curumu, zona rural da cidade de Breves, região do Marajó, no Pará. As oitivas, que começaram por volta das 9h30 e devem demorar em torno de quatro horas, estão sendo acompanhadas por um agente do Federal Bureau of Investigation (FBI).

Além do agente do FBI, que integra o grupo da Embaixada dos Estados Unidos e do Consulado norte-americano que acompanha o caso, Emily e Adam também estão sendo auxiliados por um intérprete (como estabelece o artigo 193 do Código Processo Penal, Decreto Lei 3689/41).

Os depoimentos serão conduzidos pela delegada Vanessa Souza, superintendente da região do Marajó Ocidental, sob a coordenação do delegado Silvio Maués, diretor da Delegacia de Polícia do Interior da Polícia Civil. Emily foi a primeira a ser ouvida. “Eles serão ouvidos em separado. E uma das questões que queremos esclarecer é o momento da abordagem dos criminosos, mas também saber o motivo de eles terem saído daquela forma da embarcação”, conta a delegada Vanessa Souza, que chegou em Belém no mesmo vôo do casal.

Ainda de acordo com a delegada, quatro piratas foram identificados, mas apenas três reconhecidos até o momento, como responsáveis pelo crime. O número total de criminosos que atuou no assalto à balsa está sendo investigado. Na próxima semana, a Polícia deve ouvir outras testemunhas, dentre elas os integrantes da tripulação da balsa “Andorinha”, tomada de assalto na noite do domingo (29), às proximidades da cidade de Breves.

Em Belém

O artista e surfista Adam e a design de modas Emily, junto com as duas filhas do casal, Coleitle e Sierra Luna, de 6 e 3 anos, respectivamente, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Val-de-Cães, na capital paraense, por volta das 17 horas da quinta-feira (02). Eles foram trazidos em um avião do Governo do Pará, juntamente com cinco integrantes da Embaixada e do Consulado Norte-Americano, além de representantes da própria Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Atendimento médico

Durante os dois dias em que ficaram internados no Hospital Regional de Breves, os americanos foram atendidos por uma equipe multiprofissional. Em linhas gerais, as crianças apresentavam quadro febril, desidratação, picadas de insetos e insolação. Adam apresentava um bom estado geral, apenas com ação alérgica branda. A esposa, Emily, apresentava insolação e leve torção no membro inferior, resultante de um trauma anterior ao episódio atual.

Prancha de stand up

Pelas primeiras informações apuradas pela Polícia Civil, sabe-se que a família teria fugido da balsa “Andorinha” logo após a ocorrência do roubo, sob a justificativa de preservar a integridade do grupo. O receio é que fossem vítimas de novos crimes. Acostumado a pegar onda, Adam preparou uma espécie de kit sobrevivência para deixar a balsa e seguir com a família em uma prancha de stand up. Eles se embrenharam na mata onde permaneceram no aguardo do resgate policial.

Durante as buscas na área do “Jacaré Grande”, as equipes percorreram toda a região, adentrando igarapés e furos com o intuito de localizar a família. Em certo instante, a polícia foi informada que o grupo de americanos havia saído da mata em uma prancha e solicitado socorro à embarcação “B/M Yago Custódio”, que se dirigia ao rio Curumu. A família foi transportada até o “Porto dos Dias” e, lá, manteve contato com as equipes da Segup. Eles foram encontrados às proximidades da confluência dos rios Boioçu e Companhia.

Por Sérgio Chêne 

 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2017 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível