PM fecha parcerias para preparação de militares à reserva

Voltar
Para a efetivação do programa, foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Sectet, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Sebrae Pará).

Agência Pará de Notícias.

No próximo dia 17 de novembro, 160 policiais serão apresentados a uma iniciativa inédita na história da Polícia Militar do Pará. O Programa de Preparação e Apoio à Reserva Renumerada (PPARR) é um projeto piloto que pretende valorizar e oportunizar o policial militar prestes a entrar na reserva.

O plano de trabalho do PPARR visa desmistificar o sentido negativo da palavra “inatividade”; mostrar o quanto é importante amadurecer com qualidade de vida; orientar para os cuidados com a saúde, alimentação e sexualidade, e trazer para o futuro veterano da corporação uma nova visão sobre a inserção no mercado.

Cooperação - Para a efetivação do programa, foi assinado na manhã desta quarta-feira (01), no Comando Geral da PM, um acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Sebrae Pará).

“Quando iniciamos o nosso comando, adotamos uma frase que, para mim, resume os nossos ideiais: “Cuidar das pessoas da PM para construir a PM das pessoas”. E quando a gente se propõe a isso inevitavelmente tem que pensar lá na frente, quando esse policial precisar se afastar das atividades e entrar na reserva. O que a gente observou é que boa parte deles não está preparada para esse momento. Então, nós pedimos aos setores competentes que alavancassem esse projeto, que já estava incluso no planejamento estratégico da PM. Ele tem como objetivo principal garantir a qualidade de vida do policial, preparando-o, sob todos os aspectos, para quando chegar a hora de colocá-lo na reserva, oferecendo a ele novas perspectivas”, explicou o comandante geral da PM, coronel Hilton Benigno.

Além desses parceiros, estarão integrados ao projeto setores da Polícia Militar, como o Corpo Militar de Saúde (CMS), Capelania, e o Centro Integrado de Psicologia e Assistência Social (CIPAS). A apresentação oficial do programa, programada para o dia 17, será feita a 160 policiais prestes a entrar na reserva (as mulheres com 23 anos de serviço e os homens com 27). O projeto é voluntário, depois da apresentação o militar decide se irá se inscrever ou não.

A partir da inscrição, os policiais terão acesso a palestras, oficinas, seminários e avaliações frequentes durante um ano. “Como é um projeto piloto, ele terá essa duração. No dia do aniversário de 200 anos da PM, a ser comemorado no dia 25 de setembro de 2018, será formada um nova turma, e o programa passará a ter a duração de dois anos, estendendo-se também para o interior do estado”, explicou a coronel Neyla Regina da Silva, assessora técnica da PM e responsável pela comissão do programa.

Parceiros motivados - “Essa parceria vai acontecer por meio de um programa criado recentemente, de qualificação e educação profissional, chamado Pará Profissional. Vamos levantar a aptidão de cada um desses reformistas, e a partir daí, montar um programa específico de qualificação. Vemos com otimismo essa parceria, que é uma forma de levar o programa para dentro da Polícia Militar, para que os próprios reservistas o conheçam e possam disseminar outras ações que ele compreende”, destacou Luís Blasques, diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet. “O que diferencia esse programa é o fato dele ter um caráter voluntário, ou seja, o militar não é obrigado a participar”, ressaltou o diretor técnico do Sebrae, Hugo Suenaga.

Por Syanne Neno 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2017 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível