População de Mocajuba recebe Unidade Integrada de Polícia

Agência Pará de Notícias.

As ações de segurança pública no Estado ganham reforço na região do Baixo Tocantins com a entrega da Unidade Integrada de Polícia (UIP), no município de Mocajuba. A inauguração oficial do prédio foi realizada pelo governador Simão Jatene, neste domingo (29) e contou com a presença de secretários de Estado, parlamentares e autoridades da região.

"Sabemos que a segurança é uma questão nacional e estamos fazendo a nossa parte. Esse é um passo muito importante para que os profissionais da área possam desenvolver o seu trabalho que é de servir e proteger a população", afirmou o governador Simão Jatene.

O governador lembrou ainda quem são os principais financiadores dessas grandes obras. "Vale ressaltar que é graças aos impostos que os paraenses pagam que estamos conseguindo avançar, garantindo a conclusão de obras, pagamento de servidores e realizando novos investimentos", complementou Jatene.

Com esta, já passam de 60 o número de Unidades Integradas de Polícia (UIP) e Unidades Integradas Pro Paz (UIPP) entregues pelo Estado no período de 2011 e 2017. O prédio localizado na Travessa José Dias Pimentel, bairro da Caixa d’Água, representa um investimento de mais de R$ 1,3 milhão.

A UIP é baseada em um modelo inovador de segurança com a integração das polícias Civil e Militar. Sua estrutura contempla salas para delegado, escrivão e Policiais Militares, assim como uma sala para atendimento do Pro Paz. Há ainda estacionamento coberto; alojamento; cozinha; refeitório; sala de custódia, entre outros que garantem um melhor atendimento à população.

O delegado da unidade, Fernando dos Anjos Pereira, ressaltou a importância do novo espaço, que além de otimizar recursos, garante melhor qualidade no atendimento e resposta das ações da polícia. "Com o novo prédio vai ficar tudo melhor e o serviço vai ser mais rápido e mais efetivo. Aqui também teremos atendimento do Pro Paz e com ele a população vai ter acesso a emissão da carteira de identidade e serviço social", afirmou o delegado da unidade.

Entre os beneficiados está seu João Cota, lavrador de 62 anos. O morador comemorou as novas instalações do ponto de segurança. "Nossa expectativa é que a segurança melhore. Agora o município tem uma estrutura melhor para as polícias desenvolverem seu trabalho que é de nos proteger. Agradecemos ao governo do Estado por estar ajudando o nosso município a se desenvolver ainda mais", afirmou.

"Este novo prédio é uma grande conquista para Mocajuba. Ele representa a resposta de uma demanda que foi apresentada e atendida pelo governo do Estado. Só temos a agradecer e a trabalhar para darmos sempre o melhor para a população", declarou a prefeita do município, Fátima Braga.

Investimentos

Mesmo colhendo os frutos da crise econômica nacional, o Governo do Estado segue investindo em setores essenciais, como a Segurança Pública. Mas as melhorias vão além das estruturas físicas de atendimento, com a reforma e construção de novos prédios, há também o reforço no quadro de servidores.

"Temos também em construção 16 novas unidades e até o final do ano nós vamos inaugurar mais seis. Mas além da parte estrutural, nós conseguimos um feito histórico: fazer dois concursos públicos para a Polícia Civil em três anos. Já estamos no curso de formação dos 500 aprovados para escrivão, investigador e papiloscopista e a partir do dia 30 de novembro terminam as atividades e eles estarão aptos a serem nomeados", afirmou o delegado geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino.

"Para se ter uma ideia, das 27 unidades da Federação só duas polícias civis estão com concursos em andamento: o Pará e o estado de Pernambuco", acrescentou o delegado Firmino. Em novembro terá início o curso de formação de 150 Delegados de polícia que vão reforçar o quadro da instituição.

Além da Polícia Civil, o governo investe no reforço da instituição Militar. Mais de dois mil candidatos aprovados no último concurso público, realizado em 2016, iniciaram este mês o curso de formação de oficiais e praças da corporação que, em breve, estarão nas ruas potencializando as ações de prevenção e repressão ao crime.

"Estamos com 2.194 policiais militares que também já estão em formação e no primeiro semestre do ano que vem já estarão nas ruas reforçando a segurança em várias unidades do Estado. É o Estado, mesmo em tempos de crise, fazendo a sua parte", finalizou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, general Jeannot Jansen.

Também participaram da cerimônia o senador Flexa Ribeiro e os deputados estaduais Eliel Faustino, Cássio Andrade, Hildegardo Nunes e Aroldo Martins; além de secretários de Estado, prefeitos da região e outras autoridades.

Por Lidiane Sousa