Colóquio debate sobre violência letal na Região Metropolitana de Belém

Voltar

Agência Pará de Notícias.

Um momento para discutir a questão da violência letal na Região Metropolitana de Belém é a proposta principal do “Colóquio de Gestão Estratégica: Direitos Humanos, Proteção Social e Segurança Pública”, que teve início na manhã desta quarta-feira, 25, e segue até quinta-feira, 26, no Palácio do Governo, em Belém. O encontro contou com a participação do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, do presidente da Fundação Por Paz, Jorge Bittencourt, e da secretária estadual de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene.

O evento é uma promoção, em parceria, da Prefeitura Municipal de Belém e Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio institucional do Governo do Estado do Pará e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Além do questionamento sobre a violência letal, principalmente entre crianças e jovens, o colóquio visa também discutir estratégias para a gestão de demandas sociais e de segurança pública, sob a ótica dos Direitos Humanos e da proteção social, e construir uma agenda estratégica e proativa para a gestão da Região Metropolitana de Belém, nas áreas da proteção social e segurança pública. Essa agenda está formatada e será apresentada e discutida nas plenárias de quinta-feira, dentro do programa “Aliança pela Paz”, proposto pela Prefeitura de Belém.

Os prefeitos de Belém, Zenaldo Coutinho; de Ananindeua, Manoel Pioneiro; e o de Santa Bárbara, Nilson Ferreira dos Santos, participaram do primeiro momento dos debates, pela manhã. Além deles, estiveram presentes no evento o governador do Maranhão, Flávio Dino, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, o secretário de Gestão Integrada de Belém, Fábio Atanásio, secretários municipais, estaduais, professores e outras autoridades.

Estratégias - Para o prefeito Zenaldo Coutinho, o caráter da agenda de ações é pluri-institucional. “Temos aqui representantes de diferentes instituições federais, estaduais e municipais discutindo o tema da violência, sobretudo, a violência letal. Quando sabemos que o índice de homicídios na Região Metropolitana de Belém é de 38 mortos por cada 100 mil habitantes, isso é um número muito elevado, e o nosso foco é buscarmos estratégias conjuntas, do poder público e da sociedade civil, para enfrentar e reduzir esses índices. Com a discussão sobre Direitos Humanos, começamos com o pé direito para definição das estratégias conjuntas continuadas visando reduzir os números da mortalidade, numa articulação social com outras instituições”, destacou o prefeito.

Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil, lembrou que os últimos levantamentos de pesquisa na área de segurança apontam que os assassinatos de adolescentes já superam os de adultos. “Há um risco bem maior para esse adolescente, que faz parte de uma população que é de meninos e negros, mortos por arma de fogo. É fundamental que a sociedade dê uma resposta a essa realidade que está se mostrando cada vez mais próxima”, afirmou.

A secretária estadual de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene, disse que é um desafio para a sociedade combater a perda de vidas de pessoas tão jovens. “Devemos levantar o que está por trás dessa violência que nos tira os jovens. Há muito o que se discutir, mas o esforço é conjunto e não individual, numa união de forças para estruturar um resgate que dê maior visibilidade a esse jovem, buscando uma aliança com o compromisso diário de destacar ainda mais o ‘ser’ desse jovem”, enfatizou.

Agenda – No primeiro dia do evento foram discutidos os assuntos sobre Direitos Humanos; Proteção Social e Cidadania - este, sob a coordenação de Murilo Cavalcante, secretário de Segurança Urbana da Cidade de Recife - e Segurança Pública na Rota da Inclusão Social.

Na quinta-feira, na primeira discussão do dia, será debatida o assunto Uma Agenda Positiva de Segurança Pública e Inclusão Social. Em seguida, Fábio Atanásio apresenta “Aliança pela Paz: Proposta para o Enfrentamento da Violência na Região Metropolitana de Belém”.

 

 


 

 

 

Pro Paz

 

 

Disque Denuncia

 

expresso pará - webmail

 

 

 

 

 

Copyright 2017 SEGUP - Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social

Endereço: Rua Arciprestes Manoel Teodoro, 305 - Batista Campos - Belém PA, CEP: 66023-700

Fone: (91) 3184-2500

E-mail:segup.ascom@gmail.com

Desenvolvimento: PRODEPA  Usando CMS livre - Drupal  Sítio Acessível