Polícia Civil deflagra operação "Onipresentes"

A ação policial foi deflagrada pela Delegacia de Repressão a Defraudações Públicas (DRDP), unidade policial vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e contou com apoio da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e Grupo de Pronto-Emprego (GPE).

Agência Pará de Notícias.

A Polícia Civil deu cumprimento, nesta quinta-feira, 28, a sete mandados de busca e apreensão em vários órgãos da Prefeitura de Breves, na ilha do Marajó. As ordens judiciais foram cumpridas durante a operação "Onipresentes" com o objetivo de identificar fraudes nas folha de pagamento da administração pública. Os mandados foram decretados pelo Juiz Enguellyes Torres de Lucena, titular da 1ª Vara da Comarca de Breves.

A operação policial contou ainda com o apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública. As ordens judiciais foram cumpridas na Secretaria de Administração, Secretaria de Finanças, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Chefia de Gabinete do prefeito, Departamento de Recursos Humanos e na Escola Municipal Odízia Correa.

"Nos locais, foram apreendidos diversos equipamentos de informática e várias documentações, que comprovaram os crimes", detalhou o delegado Carlos Vieira, titular da DRDP e responsável pelas investigações.

Os agentes investigaram e detectaram que servidores assinavam na folha de pagamento, porém não trabalhavam de fato nos órgãos. Esses funcionários são conhecido como "servidores fantasmas". Os materiais apreendidos serão transferidos para a DRCO em Belém, onde devem chegar nesta sexta-feira, 29.

Por Walrimar Santos