Polícia Militar forma novos instrutores de tiro policial

Ao todo, 37 policiais militares e dois guardas municipais de Belém receberam o certificado do curso de "Instrutor de Tiro Policial Para Preservação da Vida - Método Giraldi".

Agência Pará de Notícias

Trinta e sete policiais militares e dois guardas municipais de Belém receberam, na segunda-feira, 8, o certificado do curso de "Instrutor de Tiro Policial Para Preservação da Vida - Método Giraldi", durante solenidade no auditório do Comando Geral da Polícia Militar.

O curso teve 211 horas de instruções realizadas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e no Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP).

Para o capitão Alexsandro Fonseca, lotado no 11° BPM – CPR VII, a qualificação no Método Giraldi garante que a tropa preste um melhor serviço à população, bem como proporcionar a segurança do policial. "O curso ofereceu, no que tange as vertentes técnicas e legais, uma visão muito ampla no quesito técnico da utilização do instrumento lesivo em maior potencial ofensivo que é o armamento de fogo. Então, além do conhecimento legal que nós já tínhamos, ampliou bastante com táticas e técnicas policiais para saber empregar com maior qualidade o armamento de fogo quando for necessário", explicou o militar.

A capacitação levou aos alunos conhecimentos sobre Gerenciamento de Crises; Tiro Policial; Direitos Humanos; Treinamento Noturno; Balística, dentre outros.

"O aprendizado que obtivemos é de grande valia. Foram 15 dias corridos, com instruções que iniciavam na madrugada e terminavam na construção noturna com táticas, que nos possibilitou uma gama de conhecimento", relatou o sargento Francisco Anaice, lotado na Consultoria Jurídica da Polícia Militar do Pará.

O curso de instrutor de tiro policial “Método Giraldi” tem como objetivo formar novos instrutores para propagar conhecimentos específicos sobre a utilização de armas de fogo, tanto no cotidiano policial quanto em treinamentos e instruções de tiro e armamento.

"O método é de extrema importância por que foi desenvolvido para ensinar o integrante da corporação a regressar íntegro para o lar e preservar sua vida e sua liberdade, além de utilizar de forma adequada sua arma de fogo de modo a servir e proteger a sociedade e a si próprio”, destacou o Comandante Geral, Coronel Roberto Campos.

Por Cristiani Sousa