Operação Carne Limpa combate venda ilegal em Altamira

Agência Pará de Notícias

Mais de 30 estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal em Altamira, no sudoeste paraense, foram fiscalizados durante a operação "Carne Limpa", realizada nesta terça-feira (18). O objetivo é combater a venda ilegal de carne.

A ação é realizada por diversos órgãos, entre eles, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Policia Civil, além das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, de Finanças, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal de Altamira.

O gerente regional da Adepará em Altamira, André Luiz Pinheiro, que atuou na operação juntamente com o agente Rubens de Morais, conta que foram apreendidos pedaços de carnes (aparas) que seriam utilizadas na produção de linguiça. “Foram feitas ainda orientações quanto à higiene e aquisição de balcão frigorifico. As aparas e sebo apreendidos foram descartados no aterro sanitário”, informa.

A fiscalização é a segunda ação realizada em Altamira para combater a produção e comercialização de produtos ilegais na região. “Começamos com o leite por solicitação do Ministério Público do Estado (MPE) e agora, com a Semagri, estamos fiscalizando a carne, sendo que a primeira ação foi realizada no último dia 7 de abril. A ideia é intensificar também as fiscalizações em outros produtos, entre eles, o açaí e a polpa de fruta”, antecipa André Luiz.

Por Camila Moreira